HOME > Poder

Conscientes de que Lula não será candidato, eleitores transferem votos para Haddad

A Pesquisa Cut/Vox Populi divulgada nesta quinta informa que 73% sabiam (entre 7 e 11 de setembro) que Lula não será mais candidato, o que fez com que as menções a ele no levantamento espontâneo caíssem de 37% em julho para 23%; 53%  disseram saber que Haddad tem o apoio de Lula; quando todos os entrevistados foram informados disso, Haddad chegou a 22%

Conscientes de que Lula não será candidato, eleitores transferem votos para Haddad (Foto: Felipe Araujo)
Paulo Emílio avatar
Conteúdo postado por:

247 - A pesquisa Cut/Vox Populi divulgada nesta quinta-feira (13) possibilita, diferente de levantamentos de outros institutos de pesquisas, a análise do comportamento do eleitorado após saber que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não será mais candidato à Presidência da República, tendo indicado o seu vice, Fernando Haddad, para encabeçar a chapa em seu lugar.

Segundo o levantamento, feito entre 7 e 11 de setembro (a última terça), 73% dos eleitores já sabiam que Lula não seria candidato devido ao veto do Judiciário. Em maio, o índice dos que não acreditavam nas chances da candidatura de 40%. Na pesquisa seguinte, realizada em julho, 44% dos entrevistados afirmaram ter consciência de que Lula não disputaria a eleição.

Com isso, Lula, que em maio aparecia com 34% das intenções de voto espontâneo (sem apresentação de lista de candidatos) e e que chegou a 37% em julho, registrou 23% neste no último levantamento. 

Na pesquisa estimulada, Lula ainda aparece com 38% das intenções de voto contra 18% de Bolsonaro.

Associada à consciência de que Lula não irá mais disputar a eleição, parte do capital político de Lula já aparece transferido para Haddad na pesquisa. Ao todo, 53% dos entrevistados disseram saber que ele é o candidato apoiado por Lula. Quando todos os pesquisados foram informados do fato de Haddad ser o candidato de Lula, ele tem 22% da preferência. Bolsonaro, segundo melhor posicionado, passou de 16% para 18% de julho para setembro.

A pesquisa entrevistou dois mil eleitores em 121 municípios de todo o país entre os dias 7 e 11 de setembro. A margem de erro é de 2,2% para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. Levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01669/2018. 

Confira os dados da pequisa nos quadros abaixo.

 

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...