Contra rejeição de Serra, FH convoca intelectuais
Rejeitado por 46% dos paulistanos e em queda nas pesquisas, José Serra conta com o apoio cada vez mais explícito do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso; vai ajudar?
247 – Depois de gravar para o programa eleitoral de José Serra, no qual fala do "mensalão", o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso faz mais uma força-tarefa para alavancar a candidatura do tucano em São Paulo, ao participar do primeiro evento público ao lado do ex-governador. Desta vez, a ofensiva é para que artistas e intelectuais apoiem o candidato do PSDB na capital. No ato político, serão lançados um manifesto de apoio à candidatura e um site interativo, que ficará disponível para adesões a partir do meio-dia desta terça.
No manifesto, o PSDB condena o "velho autoritarismo" e o "velho populismo" eleitorais. O texto também faz críticas ao mote da campanha do PT, de lançar o novo, e promove a experiência de Serra, que já foi prefeito, governador e tem 70 anos. "Não aceitamos o que é velho na política. Velho é explorar as dificuldades do povo para conquistar votos. Velho é fazer promessas que não vão se cumprir", diz trecho do texto. Também é abordado o suposto risco de São Paulo ter, como prefeito, o candidato do PT, Fernando Haddad, ou do PRB, Celso Russomano.
Antes do início da campanha, intelectuais que tinham vínculos históricos com o partido declararam apoio a Haddad. Um exemplo foi o economista Luiz Carlos Bresser-Pereira. Para o ato desta terça, confirmaram presença até agora o cineasta Héctor Babenco, o sociólogo e escritor José de Souza Martins e o historiador Bóris Fausto. O próximo ato político com a presença de Fernando Henrique está agendado para 27 de setembro, no Vale do Anhangabaú.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: