CPMI dos Atos Golpistas aprova depoimento de G. Dias
Ex-ministro do GSI será ouvido no dia 31 de agosto
247 - O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Golpistas, deputado Arthur Maia (União-BA), informou nesta terça-feira (22) que o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, será convocado a prestar depoimento no dia 31 de agosto. A declaração foi dada durante um encontro com parlamentares da base aliada do governo Lula e da oposição, com o objetivo de definir os requerimentos que serão submetidos à votação na sessão desta terça-feira.
O depoimento do ex-ministro G. Dias ocorrerá após uma solicitação da oposição, que busca esclarecimentos sobre os eventos ocorridos em 8 de janeiro. Naquela ocasião, o Palácio do Planalto e outros edifícios governamentais foram invadidos e vandalizados por grupos bolsonaristas radicais. As imagens das câmeras de segurança do Palácio Planalto mostraram G. Dias no local no dia dos atos golpistas.
Arthur Maia teve uma conversa prévia com membros da oposição antes da reunião e informou que o depoimento de G. Dias acontecerá "na quinta-feira que vem", dia 31 de agosto, revela reportagem do G1.
A convocação do General Gonçalves Dias foi aprovada em 20 de junho, mas a CPI ainda precisava definir a data para o depoimento. A oposição argumenta que houve negligência por parte do governo Lula em relação à segurança do Palácio do Planalto, um dos locais afetados pela invasão e vandalismo. Enquanto isso, a base aliada do governo destaca que a oposição tenta desviar o foco das investigações ao afirmar que houve omissão por parte do governo federal, em vez de se concentrar em apurar quem incentivou, organizou e financiou os atos golpistas.
