Criada a CPI do CD
Expresso do deputado Chico Alencar (PSOL-RJ): Ser a CPI do Cachoeira-Demstenes, do Cavendish-Delta, afirmou; 15 senadores e 15 deputados iro compor a Comisso;j se sabe que a presidncia ser do PMDB e a relatoria do PT
247 – Com assinaturas de 337 deputados e de 72 senadores, foi criada hoje a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito para apurar as ramificações do contraventor Carlinhos Cachoeira na máquina do Estado. “Será uma CPI síntese, que vai investigar uma série de parcerias público-privadas em torno de ilegalidades com influência nos poderes executivo, legislativo, judiciário e até mesmo na mídia”, afirmou o deputado Chico Alencar, líder do PSOL, no primeiro pronunciamento político em seguida à criação da Comissão pela deputada Rose de Freitas (PMDB-ES). Ela presidiu a sessão conjunta do Senado e da Câmara que determinou o início dos trabalhos para a CPMI para a próxima terça-feira 24, quando os partidos indicarão seus integrantes.
A investigação será composta por 15 senadores e 15 deputados. Pelos critérios de maioria nas duas casas, já se sabe que a presidência será do PMDB e a relatoria do PT. Acaba de surgir, assim, um foro político que promete passar a limpo a extensão da influência chefiada pelo contraventor carlinhos Cachoeira que já tem no senador Demóstenes Torres um dos seus integrantes mais atuantes e no empreiteiro Fernando Cavendish, da Delta Engenharia, o braço privado mais evidente.
"Será a CPI do Cachoeira-Demóstenes, do Cavendish-Delta”, disse o deputado Chico Alencar. Desde já, a CPMI incomoda tanto a oposição como governo. “Eu sou neutro em relação à CPMI”, afirmou o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB). “Nem apoiei nem atrapalhei. Agora, vou acompanhar”.
O líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), afirma que está preparado para quaisquer rumos que a CPI tomar, inclusive numa profunda investigação dos contratos da Delta Engenharia com o ministério dos Transportes. “Mas quem primeiro terá de dar explicações é a oposição”, disse ele. “A CPI deverá ter como foco as ramificações da ação de quadrilha de Carlinhos Cachoeira”. A previsão agora é de que a comissão seja instalada na próxima quarta-feira 25, com a escolha definitiva dos membros dos partidos e a eloboração de um plano de trabalho.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: