Dilma busca aproximação com novo presidente do Peru

Presena na posse de Ollanta Humala visa estreitar os laos com o Pas que suspendeuacordo bilionrio com empresrios brasileiros para a construo de usina hidreltrica

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 com agências internacionais – Dilma desembarcou na noite de ontem no Peru para acompanhar a posse do novo presidente Ollanta Humala. A expectativa do encontro é grande. Brasília busca uma maior integração entre os dois países. Além disso, empresáios brasileiros estão ansiosos pelo desfecho de um impasse sobre investimentos bilionários no setor energético peruano. Em junho, o Peru cancelou a licença provisória de um consórcio formado por empreiteiras brasileiras para a construção da usina hidrelétrica de Inambari, no sul do país.

Tudo indica, porém, que o Brasil pode garantir uma relação privilegiada com o Peru. Durante a campanha à presidência, o esquerdista Humala buscou se afastar da imagem do venezuelano Hugo Chávez e adotar um estilo mais próximo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo a BBC. Ele até apelou aos serviços de assessoria do petista Valdemir Garreta e de Luis Favre, ex-marido da senadora Marta Suplicy (PT).

Uma outra boa notícia para o Brasil é que o novo presidente tem demonstrado interesse em ampliar as relações comerciais com países sul-americanos não pertencentes ao Arco do Pacífico - grupo integrado por Peru, Colômbia, México, Chile, Equador e países centro-americanos. Outro fator que tende a estreitar as relações dos dois países é a inauguração da estrada que unirá Rio Branco, no Acre, a cidades portuárias peruanas.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email