HOME > Poder

Dilma: “Eu não falo sobre aumento de gasolina”

Presidente não dá informações sobre o reajuste do combustível, estimado nesta quinta-feira pelo Banco Central em cerca de 5% em 2013; "Eu falo sobre redução de tarifa de energia", disse ela, que anunciou ontem desconto de 18% para consumidores residenciais na conta de luz e de 32% para indústrias e empresas

Dilma: “Eu não falo sobre aumento de gasolina”
Gisele Federicce avatar
Conteúdo postado por:

247 – A presidente Dilma Rousseff disse nesta quinta-feira 24 que não fala sobre o aumento da gasolina, apenas sobre a redução da tarifa da energia elétrica, anunciada nesta quarta em rede nacional. "Meu querido, eu não falo sobre aumento de gasolina. Eu falo sobre redução de tarifa de energia: 18 e 32", afirmou, sobre o desconto a ser dado na conta de luz. Ela falou aos jornalistas após o encerramento da 6ª Cúpula Brasil-União Europeia, nesta manhã, no Palácio do Planalto.

De acordo com o anúncio da presidente, os consumidores em maior escala, como indústrias e empresas, terão até 32% de redução em suas contas, enquanto os residenciais, no mínimo 18%. Sobre o reajuste no combustível, ata sobre a última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, divulgada nesta quinta-feira, prevê que seja de aproximadamente 5% para o acumulado de 2013.

Na semana passada, reportagem do jornal O Estado de S.Paulo noticiou que o governo já havia decidido pelo aumento de 7% da gasolina e entre 4% e 5% do diesel. A informação, no entanto, não foi confirmada pelo governo. No mesmo dia, o secretário do Tesouro, Arno Augustin, disse "desconhecer" qualquer decisão do governo sobre o tema.

O vice-presidente Michel Temer admitiu, também na última semana, que o governo estava avaliando a possibilidade de reajuste nos preços da gasolina e do diesel. Já o secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Antônio Henrique Siqueira, confirmou a defasagem dos preços da gasolina em 7%, mas disse que "não havia decisão do governo" sobre o aumento de preços do produto.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse em dezembro que o aumento ocorreria no "momento certo", mas ao mesmo tempo afirmou que "certamente" haveria reajuste nesse ano.

Com Agência Brasil

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...