CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Poder

Dilma: ministro vai apurar desvios no Ministério

Aps encontro frente a frente do titular dos Transportes com a presidente, tudo certo: o prprio Nascimento ir apurar as irregularidades em sua pasta; Planalto emite nota informando ao povo que ele fica; e a imagem do governo, como fica?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Rodolfo Borges_247, de Brasília – A situação de Alfredo Nascimento(PR) à frente do Ministério dos Transportes não é boa, mas já não parece tão ruim depois que a presidente Dilma Rousseff manifestou apoio público a seu ministro. Por instrução da presidente, aliás, é o próprio Nascimento que vai investigar os ilícitos do Ministério. “O governo manifesta sua confiança no ministro Alfredo Nascimento. O ministro é responsável pela condução do processo de apuração das denúncias contra o Ministério dos Transportes”, disse Dilma em comunicado divulgado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência.

A presidente já vinha cobrando a equipe de Nascimento pelo expressivo aumento nos orçamentos das obras a cargo do Ministério. Diante da iminência da abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que a oposição começou a articular no Senado nesta segunda-feira, Dilma ganhou a oportunidade de se livrar de mais um ministro herdado do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Mas, para a surpresa geral da nação, decidiu mantê-lo no cargo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ainda não estão claros os motivos que levam Dilma a manter Nascimento, mas, ao fazê-lo, a presidente corre o risco de desgastar ainda mais seu governo. O Congresso Nacional só entra em recesso no dia 14 de julho e a oposição se mobiliza para convocar o ministro para se esclarecer. A coleta de assinaturas para instalar uma CPI também foi iniciada. “Não conseguimos, por falta de número, viabilizar a CPI Palocci. Agora devemos avaliar as possibilidades de reabilitar a CPI DNIT arquivada”, escreveu em seu microblog o líder do PSDB no Senado, senador Alvaro Dias.

Alfredo Nascimento é o terceiro ministro em sequência a frequentar as páginas dos jornais por motivos nada laudatórios nas últimas semanas. E se o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, e até o ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci contaram com o apoio do governo por pertencerem aos quadros do PT, nem isso Nascimento tem. O que o manteve, então?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para aqueles que se assustaram com a força de Nascimento no governo, o presidente do PTB, Roberto Jefferson, lembrou em seu blog pessoal que Dilma não está em posição tão cômoda quanto parece. “No presidencialismo de coalizão, não é fácil tirar peças do tabuleiro. Vá lá que o Rondeau rodou, o Pagot pagou, mas o Nascimento deve renascer das cinzas, tal qual fênix. É do jogo”, escreveu.

O apoio do PR de Nascimento vale 41 deputados ao governo, que conta com 311 dos 513 da Casa. As notícias sobre a agilidade de Dilma em instruir o afastamento da cúpula do Ministério sem nem consultar seu ministro não caíram bem no PR. Com a decisão da presidente de manter o ministro, o afastamento da cúpula do Ministério dos Transportes, entre eles o José Francisco das Neves, diretor-presidente da Valec, José Francisco das Neves, e o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de  Transportes (DNIT), Luís Antônio Pagot, deve se transformar em exoneração nos próximos dias.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO