Dilma rejeita lista de indicados do PR para os Transportes

Como seu preferido no partido, Blairo Maggi (MT), no pode assumir por conflito de interesse, presidente considera mais provvel manter Paulo Passos na pasta, que assumiu a cadeira depois que as denncias de corrupo derrubaram o titular

Dilma rejeita lista de indicados do PR para os Transportes
Dilma rejeita lista de indicados do PR para os Transportes (Foto: DIDA SAMPAIO/AGÊNCIA ESTADO)

247 - O PR está mesmo muito disposto a retomar o controle do Ministério dos Transportes. O partido levou a Dilma Rousseff uma relação de quatro nomes. A presidente, no entanto, refugou todos eles.

A lista foi repassada ao Planalto por meio da ministra Ideli Salvatti, coordenadora política de Dilma e administradora do balcão. Inclui o ex-senador Cesar Borges (BA) e uma trinca de deputados: Lincoln Portela (MG), líder do partido na Câmara; Luciano Castro (RR), vice-líder do governo; e Milton Monti (SP).

Segundo o blogueiro Josias de Souza, em privado, uma Dilma de nariz torcido disse que prefere manter na pasta dos Transportes Paulo Passos, o ex-segundo de Nascimento que assumiu a cadeira depois que as denúncias de corrupção derrubaram o titular.

Para não dizer que não fala de flores com o PR, Dilma voltou a mencionar a hipótese de guindar ao comando do ministério Blairo Maggi (MT), que acaba de assumir a liderança do partido no Senado.

Informados, os dirigentes do PR enxergaram no aceno de Dilma não um gesto de boa vontade, mas uma manobra. Sondado no ano passado, Blairo rejeitara o posto sob a alegação de que uma de suas empresas opera no setor de transportes.

Chama-se Hermasa. Transporte grãos por via fluvial. Não foi vendida. Portanto, o “conflito de interesses” já invocado por Blairo permanece. Um dirigente do PR reagiu assim à ressurreição do nome do senador-empresário:

“A Dilma sabe que o impedimento que havia no ano passado não desapareceu. Fala no nome do Blairo porque sabe que ele deve recusar de novo o ministério. Ao mesmo tempo, rejeita as nossas alternativas e acha que tudo vai ficar por isso mesmo. Não cola.”

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247