Dilma se impõe a Lula e PT indica Odair Cunha a CPI

Deputado mineiro, de perfil moderado, ser o relator da CPI; uma vitria da presidente Dilma Rousseff que no quer confuso; ex-presidente preferia Cndido Vaccarezza; CPI deve restringir seu foco a Demstenes e Cachoeira

Dilma se impõe a Lula e PT indica Odair Cunha a CPI
Dilma se impõe a Lula e PT indica Odair Cunha a CPI (Foto: AGÊNCIA BRASIL)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247, com Agência Brasil – Um parlamentar discreto, pouco conhecido da maioria dos brasileiros, será o relator da CPI do caso Carlos Cachoeira. Trata-se de Odair Cunha (PT-MG), próximo ao ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel. A escolha expôs uma divisão entre a presidente Dilma Rousseff e seu antecessor Luiz Inácio Lula da Silva – Lula preferia o deputado Cândido Vaccarezza, que era também o nome avalizado por José Dirceu.

Cunha tentará conduzir agora uma CPI branda, que restrinja seu foco às atividades de Carlos Cachoeira ligadas ao jogo e ao senador Demóstenes Torres. Lula pretendia – e ainda pretende – transformar a CPI do Cachoeira na CPI da Veja. Com a relatoria, Cunha deve se cacifar ainda mais para ser o vice na chapa de Márcio Lacerda, que concorre à reeleição em Belo Horizonte. 

Último a anunciar os nomes para a CPMI, o PT escolheu os deputados Cândido Vaccarezza, ex-líder do governo na Casa, e Paulo Teixeira – ex-líder da bancada na Câmara – como membros titulares da comissão, além de três suplentes, Doutor Rosinha (PT-PR), Luiz Sérgio (PT-RJ) e Sibá Machado (PT-AC). Odair Cunha é vice-líder do governo na Câmara e ligado à ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti. Desde a semana passada, o líder do PT na Câmara, o deputado Jilmar Tatto (PT-SP), negocia os nomes com os 85 parlamentares da bancada.

Está marcada para as 19h30 sessão conjunta da Câmara e do Senado para o anúncio oficial dos membros da CPMI do Cachoeira. Depois da sessão, a comissão já poderá ser instalada, o que está previsto para amanhã (25), quando serão eleitos o presidente e o vice-presidente da CPMI e nomeado o relator. Por ter a maior bancada no Senado, o PMDB tem direito à presidência da comissão e já indicou o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) para o cargo.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email