HOME > Poder

Disputa por vagas no STJ ganha destaque com apoio de Alexandre de Moraes a candidato

Desembargador Airton Vieira, ex-juiz instrutor de Moraes no STF, recebe apoio do ministro para vaga no Superior Tribunal de Justiça

Alexandre de Moraes (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil)

247 - A corrida acirrada por duas vagas de ministro no Superior Tribunal de Justiça (STJ) ganha destaque com o apoio de peso do ministro Alexandre de Moraes a um dos candidatos. O desembargador paulistano Airton Vieira, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), recebe o apoio do ministro de quem foi juiz instrutor no Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com informações da jornalista Bela Megale, colunista de O Globo, Alexandre de Moraes tem buscado o apoio de ministros do STJ para receber o desembargador Vieira em seus gabinetes e defender suas credenciais para integrar a Corte. O STJ votará no final de agosto para formar uma lista de quatro desembargadores, dos quais o presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolherá os dois novos ministros.

Airton Vieira, atuando como juiz auxiliar de Moraes no STF, se destacou em casos estratégicos, como o inquérito das fake news e investigações que resultaram na prisão do ex-ministro da Justiça Anderson Torres e empresários bolsonaristas acusados de disseminação de notícias falsas e defesa de um golpe.

Após seu período como juiz auxiliar, Vieira integrou uma comissão de segurança cibernética do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, posteriormente, dedicou-se à sua campanha para o STJ.

Dos 57 candidatos na corrida pelas duas vagas da Justiça Estadual, oito são do TJ de São Paulo, e tanto Vieira quanto o desembargador Carlos Vieira Von Adamek contam com o apoio de "padrinhos" do STF, destaca a reportagem.