Dois mil criticam prefeito de BH e picham prefeitura

Cerca de dois mil manifestantes se reuniram para protestar contra Mrcio Lacerda (PSB); pela extenso dalista de crticas, motivos no faltaram; sobrou at para a sede do Executivo local, que teve de ser isolada

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 – Segundo a Polícia Militar e os jornais de Belo Horizonte, entre 200 e 500 pessoas. Segundo os manifestantes, duas mil. Independente do número, o fato é que centenas de pessoas se reuniram na Prefeitura de Belo Horizonte para protestar contra o governo do prefeito Márcio Lacerda (PSB), e acabaram exagerando na dose ao depredar patrimônio público. Os muros da sede do Executivo de BH foram pichados com spray e tinta na tarde deste sábado e, após o vandalismo, a polícia da capital mineira isolou a área.

A concentração do protesto “Fora Lacerda“ ocorreu na Praça da Liberdade, onde os manifestantes estenderam uma grande faixa que expunha o nome do movimento ao lado de um caixão. Grande parte deles estava vestido de laranja, numa indicação de que Lacerda é um “laranja da aliança entre PT e PSDB” na capital mineira. Os manifestantes, que lavaram as ruas da cidade, também expuseram a réplica de um avião recoberto por notas falsas de dinheiro, em alusão às viagens fretadas do prefeito, que custaram mais de R$ 800 mil e lhe renderam uma ação do Ministério Público Estadual.

O movimento demonstra, no mínimo, organização, como prova o site http://www.foralacerda.com. Em texto publicado na página para registrar o protesto, os manifestantes escreveram que “muita gente fez questão de ressaltar as semelhanças inescapáveis entre Lacerda e Anastasia. Outros, de denunciar o machismo, a homofobia, o racismo, a criminalização dos movimentos sociais, o predomínio das elites nas políticas públicas. Teve até quem lembrasse – com muita razão – das outras primaveras mundo afora, conectando Belo Horizonte com Londres, Praça da Estação com Praça Tahir, Afonso Pena com Wall Street”.

Os organizadores do movimento, que começou na internet, também incluíram em seus protestos a nomeação do filho do prefeito, Thiago Lacerda, para chefiar o comitê organizador da Copa do Mundo de 2014 – algo que também rendeu uma ação no Ministério Público Estadual. Os manifestantes insistiram em destacar que o movimento é apartidário (apesar de vídeos registrarem pessoas com camisetas que exibiam siglas partidárias), mas o protesto deste sábado pode ser encarado como sintoma da agitação política que se instalou em Belo Horizonte desde que a aliança entre PT, PSB e PSDB foi abalada na capital mineira. Leia mais sobre o assunto em Explode a tríplice aliança política em Belo Horizonte.

Confira vídeo feito pelos manifestantes: 

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como:

• Cartão de crédito na plataforma Vindi: acesse este link

• Boleto ou transferência bancária: enviar email para [email protected]

• Seja membro no Youtube: acesse este link

• Transferência pelo Paypal: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Vakinha: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Catarse: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo APOIA.se: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Patreon: acesse este link

Inscreva-se também na TV 247, siga-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram. Conheça também nossa livraria, receba a nossa newsletter e ative o sininho vermelho para as notificações.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247