HOME > Poder

"É um discurso político", diz Barroso sobre supostas fraudes em urnas eletrônicas

O TSE lançou nesta sexta-feira uma campanha para defender a integridade e a segurança das urnas eletrônicas. Jair Bolsonaro vem se destacando como principal disseminador de boatos de fraudes em eleições

"É um discurso político", diz Barroso sobre supostas fraudes em urnas eletrônicas (Foto: Roberto Jayme/ASCOM/TSE)

247 - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, afirmou nesta sexta-feira (14) que a alegação de que há fraudes nas urnas eletrônicas utilizadas no país em eleições "é um discurso político".

Quem vem de destacando como propagador das supostas fraudes é justamente Jair Bolsonaro que, com medo das eleições de 2022, tenta implantar o voto impresso e criar uma desconfiança da população sobre o processo eleitoral.

A declaração do ministro foi dada em evento na sede do TSE, em Brasília, no lançamento de uma campanha que defende a integridade dos equipamentos e do processo eleitoral. "Eu entendo e respeito quem defenda o voto impresso. Agora, para dizer que tem fraude é preciso botar as armas na mesa e dizer quais são as provas. Senão, é retórica puramente política e nem me cabe comentar", disse.

No vídeo lançado nesta sexta-feira como parte da campanha, Barroso explica que as urnas eletrônicas são auditáveis. "Não há nenhuma comprovação razoável de fraude. É nisso que se quer mexer? Em time que está ganhando?", diz o ministro.

Na quinta-feira (13) foi instalada na Câmara dos Deputados uma comissão especial para discutir uma PEC que torna obrigatória a impressão do voto.


Inscreva-se no canal de cortes da TV 247 e saiba mais: