Eleição em BH caminha para um passeio de Márcio Lacerda

Candidado do PSB, que conta com o apoio de petistas e tucanos, tem mais de 50% das intenes de voto, segundo pesquisa realizada pelo instituto DataTempo; em seguida, vm Leonardo Quinto, do PMDB, e Dlio Malheiros, do PV, mas o jogo j parece estar decidido

Eleição em BH caminha para um passeio de Márcio Lacerda
Eleição em BH caminha para um passeio de Márcio Lacerda (Foto: Divulgação)

247 – Um passeio na Praça da Liberdade. Esta talvez possa ser a definição da sucessão municipal em Belo Horizonte. Pesquisa realizada pelo jornal O Tempo revela que o atual prefeito, Márcio Lacerda, do PSB, tem mais de 50% das intenções de voto. Confira o resultado:

Pesquisa realizada pelo Instituto DataTempo/CP2, nos dias 26 e 27 de abril, mostra o prefeito Marcio Lacerda (PSB) na liderança da disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte. Ele é o primeiro colocado em todos os cenários montados e alcança mais de 50% das intenções de voto em todos eles. Assim, de acordo com o levantamento, se a eleição fosse hoje, não haveria segundo turno na capital mineira.

No primeiro cenário, em que aparecem todos os nomes dos possíveis candidatos, Lacerda obtém 50,2% das intenções de voto. O segundo colocado é o deputado federal Leonardo Quintão (PMDB), com 12,7% da preferência dos pesquisados. O deputado estadual Délio Malheiros (PV) ocupa a terceira colocação, com 4,4%. Ele é seguido de perto pela professora Vanessa Portugal (PSTU), com 3,6%. Na sequência, aparecem o deputado federal do PTB Eros Biondini (3,0%), o deputado estadual do PDT Sargento Rodrigues (2,8%) e o também deputado estadual do DEM Gustavo Corrêa (0,6%).

A situação não é muito diferente, mas é ainda mais favorável a Lacerda, quando o nome de Leonardo Quintão é substituído pelo de Sávio Souza Cruz, deputado estadual do PMDB. Nesse quadro, o prefeito alcança 53,2% das intenções. Todos os outros candidatos conseguem percentuais maiores em relação ao primeiro cenário. Vanessa Portugal tem 4,9%, exatamente o mesmo percentual registrado por Délio Malheiros. Sargento Rodrigues conta com 3,8% das intenções de voto, e Eros Biondini, com 3,6%. Savio Souza Cruz obtém 1,7% da preferência dos pesquisados.

No terceiro quadro, montado apenas com quatro candidatos, Lacerda lidera com 52,4% das intenções de voto. Leonardo Quintão tem 13,7% e Délio Malheiros, 4,8%. Sargento Rodrigues registra 3,6%. Na quarta simulação, com os mesmos nomes do cenário anterior, mas substituindo Quintão por Souza Cruz, Lacerda consegue 55,6% das intenções de voto. Délio tem 5,5% e Rodrigues, 5,1%. Souza Cruz obtém 2,1%.

Na quinta simulação, em que são apresentados três nomes, o prefeito lidera com 53,6% da preferência dos pesquisados. Quintão aparece em segundo lugar, com 14,3%, e Délio Malheiros, com 4,9%. Na sexta simulação, com a substituição de Quintão por Sávio Souza Cruz, Lacerda amplia suas intenções de voto para 57,2%. Délio Malheiros fica com 6,0% e Sávio Souza Cruz obtém 2,1%.

Considerando as últimas pesquisas DataTempo/CP2, Lacerda conseguiu um grande crescimento de junho de 2011 até o momento. Naquela época, ele tinha 23,8% das intenções de voto, passando para 27,8% em dezembro do mesmo ano e, agora, 50,2%. Quintão passou de 7,7% para 12,7%, no mesmo período.

Confronto direto. Nas situações em que são colocados apenas dois candidatos, o que acontece em um eventual segundo turno, Marcio Lacerda tem os melhores desempenhos. No confronto com Sávio Souza Cruz, o prefeito registra 60,3% das intenções de voto, contra 3,3% do adversário peemedebista. No embate com Délio Malheiros, o socialista obtém 57,7% e seu rival, 7,8%. No cenário em que Lacerda enfrenta Quintão, tal como aconteceu no segundo turno da eleição de 2008, o prefeito supera o seu opositor com 56,3%. Quintão registra 14,8%.

Dados

Registro. A pesquisa foi realizada nos dias 26 a 27 de abril, com 900 entrevistados. A margem de erro é de 3,27 pontos percentuais para mais ou para menos. O número de registro na Justiça Eleitoral é MG-00056/2012.

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247