HOME > Poder

Eleições têm mais de 50 candidaturas trans, diz associação

De acordo com Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), o número é dez vezes maior que o do pleito de 2014, quando houve apenas cinco candidaturas; a associação também fez um alerta: "o Brasil é o país que mais mata travestis e transexuais do mundo"; apenas em 2018, houve mais de 100 assassinatos de pessoas trans no País; no ano passado foram 179

Eleições têm mais de 50 candidaturas trans, diz associação

247 - A Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) informa que as eleições deste ano terão pelo menos 53 candidaturas de pessoas trans. De acordo com a instituição, o número é dez vezes maior que o do pleito de 2014, quando houve apenas cinco candidaturas. A associação também fez um alerta: "o Brasil é o país que mais mata travestis e transexuais do mundo". Apenas em 2018, houve mais de 100 assassinatos de pessoas trans no país. No ano passado foram 179.

Sobre as eleições deste ano, a Antra destacou que, "pela primeira vez no país teremos uma candidata ao Senado Federal; duas candidatas a deputada distrital pelo DF; 17 a deputada federal; e 33 a deputada estadual". O relato foi publicado no site DW Brasil.

Segundo o levantamento, o PSOL é o partido com maior número de candidaturas trans (20), seguido do PT (5) e do PCdoB (5). O PSB tem quatro representantes e o PMB, três. PSDB, Rede, MDB e PCB têm duas candidaturas cada. Oito partidos contam com uma candidatura apenas: PDT, DEM, Avante, PPS, PP, PTB, PSD e PHS contam com uma candidata trans cada.