CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Poder

Escolha de deputado para Agricultura agrada Congresso

At o lder do PSDB, Duarte Nogueira (SP), elogioua opo, mesmo salientando que Mendes Ribeiro no tem experincia na rea

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O líder do PSDB na Câmara, deputado Duarte Nogueira (SP), avaliou que a boa relação do novo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, com o Congresso facilitará o trabalho dele na Pasta. "É um deputado com boa relação congressual, com o partido e com o (vice-presidente) Michel (Temer); acho que para a Agricultura, no que depender de ajustes orçamentários e reposição de cortes de orçamentos, por exemplo, ele saberá como trabalhar", disse.

Nogueira salientou que Mendes Ribeiro não tem experiência na área e foi questionado sobre isso por algumas lideranças do agronegócio, como o presidente da União da Indústria da Cana-de-açúcar (Unica), Marcos Jank. "O Jank me ligou e indagou sobre essa inexperiência; mas como o Rio Grande do Sul é um Estado agrícola e pecuário, acho que o novo ministro fará um curso rápido", explicou.

Ex-secretário de Agricultura de São Paulo, Nogueira pediu ao novo ministro "habilidade para não atrapalhar a área técnica da Pasta". E sugeriu, por exemplo, a manutenção do secretário de Política Agrícola, José Carlos Vaz, considerado um excelente técnico pelo parlamentar; "Se mantiver time bom e cuidar da costura política, o ministro vai fazer bom trabalho", resumiu o líder tucano.

O deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS) afirmou que o "perfil diplomático e tolerante" dde Mendes Ribeiro Filho, também filiado ao PMDB gaúcho, o qualifica para o cargo. Perondi é um dos representantes da corrente "Afirmação Democrática", grupo formado por 18 deputados que defende uma "posição crítica propositiva" em relação ao governo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Perondi esclareceu que não defende a saída do PMDB da base aliada. Essa posição mais radical chegou a ser defendida pelo deputado Danilo Forte (PMDB-CE). Perondi reafirmou que apoia o governo da presidente Dilma Rousseff, mas defende uma postura independente em relação ao Planalto. No ano passado, Perondi integrou o grupo de dissidentes do PMDB gaúcho que fez campanha para José Serra (PSDB). No Estado, Mendes Ribeiro foi o único deputado da bancada federal que pediu votos para Dilma.

Uma liderança do PMDB afirmou que o fato de ser do Rio Grande do Sul foi um dos fatores que contribuiu para a escolha de Mendes Ribeiro. Além do novo ministro representar um Estado eminentemente agrícola, ele ajudaria a reforçar o diálogo com o grupo de Perondi, que apoia com "visão crítica" o governo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO