CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Poder

Estadão tentou manchar imagem de Lula, diz PT

Líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE) diz que manchete que cravou investigação contra Lula, negada horas depois pela Procuradoria Geral da República nesta quarta-feira, foi "mais uma tentativa sórdida de macular a imagem" do ex-presidente; segundo ele, a bancada do partido repudia com indignação essa "ilação promovida pelo jornal"; líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR) diz que investigação é "imprescindível"

Estadão tentou manchar imagem de Lula, diz PT
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O líder do PT na câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), classificou a capa da edição desta quarta-feira 8 do jornal O Estado de S. Paulo como "mais uma tentativa sórdida de macular a imagem de Lula". Para o petista, trata-se de "uma tentativa de interdição do projeto transformador desenvolvido pelo PT no País".

Na manchete principal, o jornal cravou, sob o título "MPF vai investigar Lula", que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, havia decidido encaminhar para o Ministério Público Federal denúncias contra o ex-presidente feitas pelo empresário Marcos Valério. Na mesma manhã, porém, a PGR divulgou uma nota oficial informando que a decisão ainda não havia sido tomada e que Gurgel "ainda não iniciou a análise do depoimento de Marcos Valério" à PGR.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Ninguém vai manchar o legado de Lula, porque todo o Brasil sabe de seu compromisso com os pobres, com a ética na política e com a transformação da sociedade brasileira", defendeu Guimarães. O deputado lembrou que Lula protagonizou o funcionamento livre e independente dos poderes da República, em particular pela ação de organismos do Executivo, como o Tribunal de Contas da União, a Controladoria Geral da República, a Procuradoria Geral da República e a Polícia Federal.

Em nota, também divulgada nesta quarta, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, lamentou o fato de o jornal ter induzido seus leitores ao erro, já que não há decisão oficial sobre o assunto. "Estranho tal equívoco na primeira página de um jornal tão tradicional como O Estado de S. Paulo, e prefiro acreditar que não existiu nenhum viés mal-intencionado no ocorrido", ressaltou Okamotto.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O líder do PT afirmou que "a Bancada do PT manifesta repúdio e indignação com essa ilação promovida pelo jornal" e completou que "Lula é um patrimônio do povo brasileiro".

Investigação é "imprescindível", diz Dias

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PSDB-PR), afirmou que considera "imprescindível" uma investigação do Ministério Público contra Lula. "A investigação é imprescindível porque o País não pode viver com esse esqueleto no armário, essa suspeita permanente. A sociedade precisa de uma resposta", afirmou.

O tucano cogita duas hipóteses para o caso: se a eventual investigação não der em nada, Lula usará o episódio a seu favor; se as denúncias forem comprovadas, "cria-se uma situação não apenas de constrangimento no partido, mas de desgaste irreparável para o PT, comprometendo seu projeto futuro", afirma.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ao site do Estadão, o senador disse acreditar que a reeleição da presidente Dilma pode ser comprometida "seriamente" por causa do suposto envolvimento do ex-presidente no escândalo político. "Os vínculos são conhecidos, eu sei que há um esforço para distinguir a presidente do ex-presidente, mas eu creio que é impossível separá-los", disse, classificando os dois como "almas gêmeas".

Com informações das assessorias de imprensa dos partidos

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO