HOME > Poder

Eunício se reúne com Fachin para discutir afastamento de Aécio

Presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE) se encontrou na noite desta terça-feira, 13, com o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, para tratar da decisão de Fachin que determinou o afastamento do senador Aécio Neves (PSDB-MG); Eunício negou a Fachin que esteja descumprindo uma decisão do STF. Ele disse que não existe uma previsão constitucional e nem regimental para o afastamento de parlamentares; apesar de uma decisão de afastamento estar em vigor há mais de 20 dias, o nome de Aécio ainda consta na lista de senadores em exercício e no painel de votação

Presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE) se encontrou na noite desta terça-feira, 13, com o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, para tratar da decisão de Fachin que determinou o afastamento do senador Aécio Neves (PSDB-MG); Eunício negou a Fachin que esteja descumprindo uma decisão do STF. Ele disse que não existe uma previsão constitucional e nem regimental para o afastamento de parlamentares; apesar de uma decisão de afastamento estar em vigor há mais de 20 dias, o nome de Aécio ainda consta na lista de senadores em exercício e no painel de votação (Foto: Aquiles Lins)
Aquiles Lins avatar
Conteúdo postado por:

247 - O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE) se encontrou na noite desta terça-feira, 13, com o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, para tratar da decisão de Fachin que determinou o afastamento do senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Eunício negou a Fachin que esteja descumprindo uma decisão do STF. Ele disse que não existe uma previsão constitucional e nem regimental para o afastamento de parlamentares. Apesar de uma decisão de afastamento estar em vigor há mais de 20 dias, o nome de Aécio ainda consta na lista de senadores em exercício e no painel de votação.

Eunício esteve mais cedo com a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, para tratar da transposição do rio São Francisco. Ao final do encontro, ele conversou com a ministra, que sugeriu um novo encontro, envolvendo Fachin.

Como informa a Folha de S. Paulo, o Senado tem se apoiado na argumentação de que não existe previsão regimental e nem na Constituição para afastamento de um parlamentar. O STF, contudo, entende diferente, que não há necessidade de esclarecimentos adicionais. 

A tese é uma espécie de vacina para o não cumprimento da ordem do STF de afastar Aécio do mandato e não deliberar sobre determinadas sanções em relação ao senador, inclusive porque diversos caciques do Senado, como presidente e o ex-presidente da Casa, Eunício Oliveira (PMDB-CE) e Renan Calheiros (PMDB-AL), respectivamente, são alvos da Lava Jato.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...