CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Poder

Faxina em xeque: será que Carlos Lupi escapa?

As sucessivas demisses de ministros deram ar moralizador gesto de Dilma Rousseff, mas a permanncia de Carlos LupinoMinistrio do Trabalho j ameaa a fama da presidente

Faxina em xeque: será que Carlos Lupi escapa? (Foto: DIDA SAMPAIO/AGÊNCIA ESTADO)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O roteiro foi cumprido à risca. E com requintes de crueldade. A exemplo dos colegas da Agricultura, dos Transportes, do Turismo, do Esporte e da Casa Civil, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, foi alvo de denúncias de corrupção das mais variadas. Primeiro veio a acusação de que o ministro aparelhou o Ministério – a que ele respondeu assumindo que escolhia os assessores dentro de seu partido, o PDT, e que ninguém tinha nada com isso. Depois, Lupi foi acusado de comandar um esquema de cobrança de propinas de ONGs conveniadas à Pasta e, ao se explicar, chegou a mentir em depoimento na Câmara dos Deputados.

Não bastasse, Lupi, a exemplo do também demitido Nelson Jobim, demonstrou, em muitos momentos, total destemor em relação à presidente, chegando a beirar o desrespeito ao dizer que só deixaria o Ministério “à bala” – como se não coubesse a Dilma decidir isso. Depois de tudo isso, Lupi se reuniu com Dilma e, ao contrário de outros colegas envolvidos em denúncias, deixou o Palácio do Planalto ainda como ministro. E, depois de um fim de semana sem grandes denúncias, ganhou fôlego.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Tanto a presidente Dilma quanto a oposição negam que o governo esteja fazendo faxina ao se livrar de ministros envolvidos em denúncias de corrupção, mas o fato é que a conduta adota por Dilma até agora rendeu benefícios a sua imagem diante do eleitorado – como mostram as pesquisas de opinião. Se a estratégia está dando certo, por que mudar? Será Lupi tão "pesado" assim mesmo para se sustentar até a reforma ministerial? Ou Dilma simplesmente se cansou dos desgastes partidários motivados pela faxina?

PDT

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A cúpula do PDT se reúne nesta terça-feira para discutir a situação de Lupi. Há duas semanas, ele frequenta os noticiários com denúncias de irregularidades na pasta e sem conseguir explicar uma viagem feita ao Maranhão no qual usou um avião providenciado por um diretor de ONG que possui contratos sob suspeita com o ministério. Lupi é presidente licenciado da legenda e vai participar da reunião.

A reunião é chamada de Executiva ampliada. Além dos integrantes do comando burocrático do partido, estarão os presidentes dos diretórios regionais e as bancadas na Câmara e no Senado. A expectativa do ministro é ganhar uma nova demonstração de apoio da maioria do partido, ainda que parlamentares do PDT tenham demonstrado nos últimos dias descontentamento com a situação.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Lupi controla a maioria dos diretórios do partido com a prática de nomear comissões provisórias. Na bancada, ele tem o apoio da maioria dos parlamentares, mas senadores como Pedro Taques (MT) e Cristovam Buarque (DF) e deputados como Reguffe (DF) tem solicitado publicamente que o ministro deixe o cargo. A reunião acontecerá na sede nacional do PDT, em Brasília.

Com Agência Estado

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO