CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Poder

FHC ataca Lula e quer briga: "Eu topo uma terceira disputa"

FHC quer enfrentar Lula na disputa pela prefeitura de So Paulo em 2012; o PT vai aceitar o desafio?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Rodolfo Borges, de Brasília – O desafio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que assumiu a possibilidade de disputar uma nova eleição com o petista Luiz Inácio Lula da Silva, empolgou os parlamentares do PSDB no Congresso Nacional. “Não teríamos o menor problema diante de uma candidatura de Fernando Henrique. A prioridade do partido é dele, quando quiser", disse ao Brasil 247 o senador Cyro Miranda (PSDB-GO). Já do lado petista, as declarações de FHC à Rádio Cultura FM viraram motivo de ironia. “Acho que não teria nem graça fazer essa eleição. Fernando Henrique é passado, Lula é uma coisa extremamente presente”, disse o senador Humberto Costa (PT-PE), que se reuniu com Lula e outros membros do PT na tarde desta segunda-feira para discutir a reforma política.

Na avaliação de parlamentares do PSDB, a vontade do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso merece toda a prioridade do partido. "Os governos dos dois (Lula e FHC) nunca foram comparados de forma justa. Agora estão começando a surgir as verdades sobre a administração de Lula, que alardeou soluções, mas não resolveu os problemas de educação e saúde no Nordeste”, diz Miranda. Na avaliação do deputado, o PSDB “ganharia musculatura” com uma nova vitória de FHC sobre Lula. “A importância seria grande”, avalia, acrescentando que “Lula é um fanfarrão e, para voltar à mídia, encontrou um mote numa palavra de um texto de FHC" – o ex-presidente disse que o partido deve se concentrar em conquistar a nova classe média, em vez do “povão”. "Ele está marcando posição”, disse o senador sobre Lula.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Questionado pela reportagem sobre a possibilidade de uma disputa, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) demonstrou desconfiança sobre um embate em nível municipal, mas disse que se for a vontade de FHC, o partido não tem alternativa senão apoiá-lo. “Não precisaria nem de primárias”, brincou o senador, que tem defendido o procedimento para a escolha do próximo candidato do PSDB à Presidência. Dias aproveitou para lembrar que FHC desafia Lula para debates há algum tempo, e que o petista “vem fugindo”.

Em entrevista à Rádio Cultura FM, FHC retrucou as críticas de Lula, que disse não entender como “alguém que estudou tanto depois diz que quer esquecer do povão”. “O Lula que era contra a privatização está lá falando para a Telefônica, ganhando 100 mil dólares, o filho dele é sócio de uma empresa de telefonia. Aderiram totalmente às transformações que nós provocamos, vêm dizer que nós somos a favor da elite contra o povo e estão mamando na elite”, disse FHC. “Ele (Lula) se esquece de que eu o derrotei duas vezes. Quem sabe ele queira uma terceira? Eu topo”, completou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para Humberto Costa, Lula não tem intenção de voltar a disputar eleições, ainda mais contra FHC. “Acho que ele fez uma declaração infeliz e está tentando se remendar em cima de críticas ao ex-presidente Lula”, disse. Também presente à sede do Instituto da Cidadania, onde o PT debate a reforma política, o senador Jorge Viana (PT-AC) criticou a declaração de FHC que deu início à questão. “O presidente Fernando Henrique Cardoso fez uma declaração que, de alguma maneira, expressa a verdade: o PSDB e outros partidos fizeram uma opção, desde sua criação, que é a de lidar com a elite brasileira. E o presidente Lula sempre fez uma opção que é estar ao lado do povo e ajudar a construir um novo Brasil", disse.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO