CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Poder

FHC e Sarney prestam homenagem a Itamar

Comportamento irretocvel e parte expressiva da histria do Brasil so as definies utilizadas pelos ex-presidentes

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247_Dois ex-presidentes da República manifestaram sua dor pela perda de Itamar Franco neste sábado. Fernando Henrique Cardoso, que fez parte do governo de Itamar, destacou o apoio do ex-presidente para a criação do Plano Real. “Se não fosse o apoio decisivo de Itamar não seria possível fazer o Plano Real. Mesmo quando não estava totalmente convencido de certas medidas, ele sempre apoiou”, disse FHC, que conversou com a imprensa em seu apartamento, em São Paulo. FHC destacou que Itamar era conhecido por ter um comportamento ético e irretocável.

O presidente do Senado Federal, José Sarney, distribuiu nota oficial. Ele destaca a admiração pela personalidade de Itamar e ressalta a importância dele para a história do País. Confira a íntegra do texto de Sarney:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"É com grande consternação que recebi o falecimento do Senador Itamar Franco, ex-presidente da República e figura das mais expressivas e importantes da História do Brasil, que atualmente ocupava uma cadeira de Senador por Minas Gerais.

Itamar Franco é uma legenda do povo mineiro. Um dos maiores brasileiros do seu tempo, tendo exercido uma vida pública com dedicação total ao país, colocando suas qualidade de honradez, dignidade, inteligência e capacidade a serviço das grandes causas nacionais. Foi durante seu governo que o País encontrou sua estabilidade econômica com o Plano Real.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Excelentíssima Senhora Presidente da República, Dilma Rousseff comunicou ao Senado e à família Itamar Franco seu desejo de ver seu corpo velado no Palácio do Planalto como ex-presidente da República.

Contudo, por desejo do ilustre morto seu corpo seguirá para Juiz de Fora, onde será velado na Câmara Municipal. Posteriormente, será transladado para Belo Horizonte, onde receberá honras fúnebres como ex-governador de Minas Gerais. Em seguida, seu corpo será cremado em cerimônia reservada à família.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Expresso ao povo mineiro, através do governador Antonio Anastásia, a minha solidariedade por esta perda.

Pessoalmente, devo acrescentar a esta dolorosa notícia o fato de ter perdido um grande amigo cuja convivência de muitas décadas criou um vínculo de afeição e admiração pela sua personalidade inconfundível e pela firmeza de suas convicções.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Apresento às suas filhas e a toda família seus descendentes, em meu nome e da minha mulher, os meus votos de profundo pesar neste momento de dor e de perda do estadista e do cidadão exemplar que ele foi.

Brasília, 2 de julho de 2011.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

José Sarney

Presidente do Senado Federal"

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO