FHC relata viagem "amável" de ex-presidentes

Ex-presidente tucano relata as 20 horas em que passou acompanhado da presidente Dilma Rousseff, de José Sarney, Fernando Collor de Mello e Luiz Inácio Lula da Silva, para o tributo de Nelson Mandela; segundo ele, Dilma estava muito à vontade, "longe da imagem apresentada ao público, de rabugenta"; ele disse que líderes evitaram assuntos polêmicos e discussões políticas

Rio de Janeiro - RJ, 09/12/2013. Presidenta Dilma Rousseff durante partida para África do Sul. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Rio de Janeiro - RJ, 09/12/2013. Presidenta Dilma Rousseff durante partida para África do Sul. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR (Foto: Roberta Namour)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 – Em uma iniciativa elogiada por colunistas como Fernando Rodrigues e Ricardo Kotscho, a presidente Dilma Rousseff convidou os ex-presidentes José Sarney, Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva para acompanhá-la ao tributo ao líder Nelson Mandela, na África do Sul.

Sorridentes, eles aparecem sorrindo, juntos, em diversos momentos da viagem. O clima foi descrito pelo ex-presidente FHC como "alegre" e "amável", com uma presidente Dilma Rousseff muito à vontade, “longe da imagem apresentada ao público, de rabugenta”.

Segundo relato ao site do Valor, FHC disse que a viagem em nada pareceu com a que levou os ex-chefes de Estado ao funeral do papa João Paulo II, em 2005. "[Em 2005] não eram só ex-presidentes. Entrava gente. Ministros, assessores. Conhece o estilo do Lula, né?", disse.

Nas 20 horas em que passaram juntos, eles trocaram "conversas, brincadeiras e observações sobre terceiras pessoas, terceiros países". FHC disse também que Collor era o mais formal, enquanto Lula e ele formavam a dupla que tinha mais "memória em comum".

O tucano afirma que não houve cobrança e críticas políticas mutuas (Leia mais detalhes aqui).

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247