Frei Chico, irmão que inspirou Lula, apoia Comissão da Verdade
Em entrevista ao 247, ele se colocou disposio de grupo institudo ontem; perseguido por militares, sindicalista critica torturadores que esto no poder; foi Frei Chico que levou para poltica o ex-presidente, agora bastante parecido com ele
Marco Damiani_247 e Diego Iraheta_247 – Irmão mais velho de Lula com quem o ex-presidente está bastante parecido por causa do novo visual, Frei Chico aplaudiu a criação da Comissão da Verdade, instituída ontem pela presidente Dilma Roussef. Em entrevista ao Brasil 247, o sindicalista histórico criticou os “saudosistas” que tentam minimizar as ações da ditadura militar. “Todas as pessoas que eles prendiam eram torturadas barbaramente. Essas histórias estão vindo a público muito devagar”, opinou.
Torturado pelo DOI-CODI, órgão de repressão ligado ao Exército nos anos 60 e 70, Frei Chico se coloca à disposição da comissão criada para apurar os crimes da ditadura. “A ditadura impôs muitas regras: você não podia falar a palavra 'liberdade' nem escrever 'democracia'. Tudo era proibido”, recorda-se. Por causa de sua atividade sindical, ele era perseguido pelos militares.
Foi Frei Chico que levou Lula para o sindicalismo na década de 70. Ele compreendia o risco que ele e o irmão corriam, mas sabia da importância política da atividade. “Foi depois da minha prisão que o Lula decidiu seguir mesmo na política”, contou ao Brasil 247.
Para Frei Chico, a Comissão da Verdade deve punir – ainda que tardiamente – pessoas responsáveis por torturas e perseguições durante a ditadura. “É preciso tirar essa gente do meio político. Não pode ter pessoas de caráter de torturador mandando, vestindo a camisa do Estado, recebendo recursos do Estado”, concluiu.
Assista à entrevista:
