CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Poder

Guerra no PT antecipa sucessão paulistana

Disputa interna pela Prefeitura se polariza entre a senadora Marta Suplicy e o ministro Fernando Haddad; Marta tem o PT paulista e as pesquisas a seu favor, mas tem tambm a maior rejeio e precisasuperarum detalhe chamado Lula

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Confortável à frente do Ministério da Ciência e Tecnologia e aparentemente disposto a abrir mão de uma possível candidatura no próximo ano, Aloizio Mercadante abriu espaço para aquela que se configura como a grande disputa da pré-campanha à Prefeitura de São Paulo em 2012. Agora é Marta Suplicy, senadora pelo PT, e Fernando Haddad, ministro da Educação. Pesquisa Vox Populi encomendada pela Força Sindical e publicada nesta semana mostra que a senadora lidera em todos os cenários em que é citada como candidata -- e que Haddad tem apenas 3% das intenções de voto --, mas, para representar o PT, Marta terá de superar o lobby que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem fazendo a favor de Haddad no estado nas últimas semanas.

Marta conta com o apoio do PT paulista, do presidente nacional do partido, Rui Falcão e do ex-ministro José Dirceu. Ou seja, está com a faca e o queijo na mão e, no momento, só não representa o partido se não quiser. O problema é que Lula tem se movimentado a favor de Haddad e o argumento de que o partido precisa renovar seus quadros tem encontrado penetração em São Paulo. Há quem diga que a decisão depende apenas de Lula, tamanha sua importância dentro do PT, mas sua influência em São Paulo ainda está por se confirmar.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Enquanto não decide por um nome, o PT permanece divergindo sobre a organização de prévias para definir seus representantes nas eleições de 2012. Para o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, promover prévias em São Paulo "seria um desastre". E ele não é o único a pensar assim. "O PT não pode ser o PSDB, que só decide o candidato em reunião de caciques tomando vinho, mas também não pode continuar como hoje, em que qualquer um vai lá disputar e as pessoas ficam se matando", considera o secretário de Comunicação do partido, deputado André Vargas (PR).

A polêmica das prévias foi puxada mais uma vez pelo senador Eduardo Suplicy (SP), que manifestou intenção de disputar as eleições pela Prefeitura de São Paulo. O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza, destacou, há alguns dias, que as prévias estão previstas no estatuto do partido. O ex-presidente Lula negou ser contra as prévias, mas vem atuando para evitá-las.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO