Ibope: Dilma avança no 1º turno e empata no 2º

Presidente foi a única que cresceu na pesquisa Ibope; de 36% no último levantamento, Dilma Rousseff registra agora 38% das intenções de voto; Marina Silva, do PSB, caiu de 30% para 29%, enquanto Aécio Neves, do PSDB, se manteve com 19% da preferência do eleitorado; simulação de segundo turno continua prevendo empate técnico entre Dilma e Marina, as duas com 41%; na mostra anterior, Marina estava três pontos à frente de Dilma

Presidente foi a única que cresceu na pesquisa Ibope; de 36% no último levantamento, Dilma Rousseff registra agora 38% das intenções de voto; Marina Silva, do PSB, caiu de 30% para 29%, enquanto Aécio Neves, do PSDB, se manteve com 19% da preferência do eleitorado; simulação de segundo turno continua prevendo empate técnico entre Dilma e Marina, as duas com 41%; na mostra anterior, Marina estava três pontos à frente de Dilma
Presidente foi a única que cresceu na pesquisa Ibope; de 36% no último levantamento, Dilma Rousseff registra agora 38% das intenções de voto; Marina Silva, do PSB, caiu de 30% para 29%, enquanto Aécio Neves, do PSDB, se manteve com 19% da preferência do eleitorado; simulação de segundo turno continua prevendo empate técnico entre Dilma e Marina, as duas com 41%; na mostra anterior, Marina estava três pontos à frente de Dilma (Foto: Gisele Federicce)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 – Novo levantamento Ibope divulgado nesta terça-feira 23 aponta crescimento da presidente Dilma Rosuseff (PT), queda de um ponto de Marina Silva (PSB) e estagnação de Aécio Neves (PSDB). A pesquisa foi feita a pedido do jornal O Estado de S. Paulo, que divulgou previamente os números, e da TV Globo.

Segundo a mostra, a candidata à reeleição pelo PT registra 38% das intenções de voto (ante 36% da pesquisa anterior). Ela abre nove pontos de vantagem sobre a adversária do PSB, que registra 29% (ante 30% na semana passada). O tucano Aécio Neves se manteve nos 19%, mesmo percentual da última mostra.

Em simulação de segundo turno entre Dilma e Marina, as duas candidatas aparecem empatadas com 41% da preferência do eleitorado. No levantamento anterior, Marina aparecia à frente de Dilma, com 43%, contra 40% da petista. Entre Dilma e Aécio, a presidente seria reeleita com 46% dos votos, e Aécio teria 35%.

Entre os "nanicos", Pastor Everaldo, do PSC, foi o único que obteve 1% das intenções de voto, enquanto os outros candidatos, juntos, registraram 2%. Indecisos representam 5% dos entrevistados e 7% afirmaram que votarão branco ou nulo.

A avaliação positiva do governo Dilma subiu de 37% para 39%, enquanto não houve alteração, com base na última pesquisa, entre os que consideram a gestão da petista regular (33%) e ruim ou péssima (28%).

O levantamento foi feita entre os dias 20 e 22 de setembro em 296 municípios, onde foram entrevistados 3.010 eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Leia, abaixo, reportagem da Agência Brasil:

Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil 

A mais recente pesquisa Ibope, divulgada hoje (23), mostrou ligeiro avanço da candidata Dilma Rousseff (PT) na disputa pela Presidência da República. De acordo com a pesquisa, Dilma Rousseff tem 38% das intenções de voto. Na pesquisa passada, no dia 16 de setembro, eram 36%. A candidata do PSB, Marina Silva, passou de 30% para 29%. Na simulação de um segundo turno, as duas presidenciáveis permanecem em empate técnico. A pesquisa foi encomendada pela Rede Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo.

A diferença no segundo turno, em relação à pesquisa anterior, é que as duas candidatas contam com 41% das intenções de voto. Na pesquisa anterior, Marina tinha 43% contra 40% da candidata petista, ainda considerado um empate, em virtude da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Aécio Neves (PSDB), que tinha crescido quatro pontos na última pesquisa, continuou com 19%. Em uma projeção de segundo turno com o candidato tucano, Dilma teria 46% contra 35%. A diferença aumentou em relação à última pesquisa, quando sete pontos separavam os dois candidatos. Enquanto Dilma tinha 44%, Aécio alcançava 37%.

O candidato pelo PSC, Pastor Everaldo, teve 1% das intenções de voto, assim como na última pesquisa. Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV), Zé Maria (PSTU), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO) têm juntos 2%. Votos nulos ou brancos somam 7% e os indecisos são 5%.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 296 municípios do país entre os dias 20 e 22 de setembro. O nível de confiança é 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00755/2014.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Cortes 247

WhatsApp Facebook Twitter Email