CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Poder

Jobim Cabeça de Pudim

Como Jobim não explicou a referência, buscamos refúgio na intriga e miramos nos quadros governistas do PT, que acusaram o golpe ao concluir que os idiotas só poderiam ser eles. Da próxima vez, ministro, desenha

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Isto aqui é mais um pedido de desculpas que qualquer outra coisa. E vai em nome de um país iletrado, incapaz de entender referências literárias. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, nomeou enfim os idiotas que perderam a modéstia, a quem ele se referiu durante celebração dos 80 anos de Fernando Henrique Cardoso. São os jornalistas, que lhes criticaram – a ele e FHC – durante o governo do tucano. Faz sentido, ainda mais quando o ministro explica a frase que seguiu a rodrigueana “os idiotas perderam a modéstia”.... “e continuam escrevendo para o esquecimento”, emendou Jobim, sem que percebêssemos, numa referência a Jorge Luis Borges.

Borges dizia que “los periodistas escriben para el olvido” e que os jornais são museus de minúcias efêmeras. Mas como Jobim não explicou a referência ao fazê-la (a exemplo do que fez ao citar Nelson Rodrigues), ignorantemente buscamos refúgio na intriga e miramos nos quadros governistas do PT, que, também de forma cândida, acusaram o golpe ao concluir, ofendidos, que os idiotas só poderiam ser eles.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Quer dizer, ninguém entendeu nada e não houve um que se prestasse a explicar o ministro, nem que no afã de mostrar que conhecia a referência borgeana. Não conhecíamos (ou não prestamos atenção) e, por isso, ofereço a Jobim a minha referência, em tom de desculpa e conselho. Chegamos, enfim, ao título deste texto, uma alusão ao Pudd’nhead Wilson, do Mark Twain.

Em resumo, David Wilson é um jurista cujos conhecimentos irão elucidar um segredo que permeia todo o livro, mas que é tido como um pateta na vizinhança por causa de um comentário despretensioso feito logo ao se mudar para a cidade onde se passa a história. A verdade é que ninguém ali tinha condições de sequer perceber a inteligência ou erudição de Wilson, tamanha a falta de conhecimento vigente no local. Estamos na mesma.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por isso, ministro, toma cuidado nessas manifestações públicas. Ficou claro que não estamos preparados para as citações, menções e referências que costumam ornar com naturalidade os enigmáticos votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal, que o senhor costumava frequentar. É um problema de educação, você sabe. Quando for aludir a obras do cânone literário mundial, portanto, avisa antes. Ou melhor, ministro, da próxima vez, desenha.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO