José Dirceu ao 247: ‘O povo libertará Lula'

Numa entrevista exclusiva aos jornalistas Leonardo Attuch, Paulo Moreira Leite e Mauro Lopes sobre o lançamento de sua autobiografia, o ex-ministro e ex-presidente do PT José Dirceu foi taxativo: “Mais cedo ou mais tarde o povo libertará o Lula”; para ele, as elites estão cometendo um erro trágico com a prisão de Lula: “Eles estão cometendo um erro histórico gravíssimo.  O Lula vai exercer uma influência decisiva na vida política brasileira nos próximos vinte anos no mínimo. É isso que eles vão conseguir" 

José Dirceu ao 247: ‘O povo libertará Lula'
José Dirceu ao 247: ‘O povo libertará Lula'

247 - José Dirceu concedeu nesta terça-feira (28) uma entrevista exclusiva à TV 247 como primeiro ato do lançamento do livro ”Zé Dirceu - Memórias Volume 1”, sua autobiografia Numa conversa de quase mais de uma hora com os jornalistas Leonardo Attuch, Mauro Lopes e Paulo Moreira Leite, ele falou sobre sua experiência na prisão, as lutas democráticas do país, sua experiência como Chefe da Casa Civil no governo Lula (2003 a 2005), a crise do mensalão e o momento atual do país, com destaque para o cenário eleitoral.

Você pode assistir toda a entrevista logo abaixo. José Dirceu foi assertivo quanto à estratégia do PT para as eleições: “Nossa estratégia é ir até o último limite para registrar a candidatura dele porque ela é um direito, é legítima, é constitucional e tem o apoio da maioria da sociedade. Se fizerem a ignomínia de banir o Lula da vida política do país, o Haddad será o candidato e não há nenhuma divergência sobre isso (...). A estratégia está correta.”

No final da entrevista, ele foi taxativo: “Mais cedo ou mais tarde o povo libertará o Lula”. Foi uma pergunta sobre a chance de a Lula conseguir ser bem sucedida e ele concorrer. Numa resposta surpreendente, falou sobre a prisão de Lula num largo contexto histórico: “Eles estão cometendo um erro histórico gravíssimo.  O Lula vai exercer uma influência decisiva na vida política brasileira nos próximos vinte anos no mínimo. É isso que eles vão conseguir.”

Leia:

247 - Como você como é que você imagina o desenrolar da situação do Lula? Qual sua avaliação sobre a chance efetiva de Lula estar na urna?

José Dirceu - Nós vamos lutar pelo direito de Lula ser candidato até o último recurso na Justiça. Mais cedo ou mais tarde o povo libertará o Lula. Eles estão cometendo um erro histórico gravíssimo.  O Lula vai exercer uma influência decisiva na vida política brasileira nos próximos vinte anos no mínimo. É isso que eles vão conseguir.

Veja bem o que é a história… o império romano. César queria ser rei de Roma, queria um governo de um homem só; os senadores representavam a república, que estava bem podre à época, mas eles a representavam, foram lá e o assassinaram. Houve um período de instabilidade, de caos, de guerra civil. Quem assumiu o poder depois, para colocar ordem em Roma e governar por 40 anos de forma autocrática? O sobrinho de Júlio César, Otávio.

Então, o que eles fizeram com o Brasil ao dar um golpe, tirar uma presidente eleita legitimamente pelo voto soberano popular e colocar o Michel Temer no governo e agora quererem fazer uma eleição sem Lula é uma tragédia para o país… Eles estão construindo uma tragédia e os sinais, os sintomas já estão na sociedade brasileira. Infelizmente isso tem o beneplácito das Forças Armadas. Aquela foto do Estado-Maior assistindo o julgamento do habeas corpus do Lula é um péssimo sinal para o Brasil. Então, todo alerta é pouco, diante do cenário que estamos vendo para o futuro.

Inscreva-se na TV 247 e assista à íntegra da entrevista:

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247