Julgamento técnico livra Dirceu, diz PF

Luiz Flávio Zampronha, que coordenou as investigações sobre o mensalão, condena soberba do Ministério Público e diz que seu trabalho foi cerceado; segundo ele, Dirceu deveria ter sido denunciado por lavagem e não formação de quadrilha; o caso do publicitário Duda Mendonça, na visão do delegado, é batom na cueca por evasão de divisas

Julgamento técnico livra Dirceu, diz PF
Julgamento técnico livra Dirceu, diz PF (Foto: Folhapress_Agência Brasil)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 – Sob intensa pressão, por ter feito uma denúncia amplamente contestada em seu aspecto técnico, o procurador-geral Roberto Gurgel acaba de ganhar mais um crítico. Trata-se do delegado federal Luiz Flávio Zampronha, que coordenou as investigações sobre o caso. Em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo sobre o caso (leia a íntegra aqui), ele afirma que seu trabalho foi cerceado pelo próprio Ministério Público, que não permitiu nem a cooperação internacional para a coleta de provas. Outra frustração, diz ele, foi não ter conseguido autorização para prender Marcos Valério de Souza, o que poderia gerar o “efeito surpresa”.

Zampronha diz que o procurador-geral falhou ao não denunciar José Dirceu por lavagem de dinheiro, mas sim por formação de quadrilha – o que seria “motivo de piada” na PF – e corrupção ativa. Segundo Zampronha, a “lavanderia foi pensada por Dirceu, Delúbio e Genoíno”, mas nenhum dos três foi denunciado por esses crimes. Por isso, segundo o delegado, se o julgamento for técnico, é grande a possibilidade de absolvição.

O caso do publicitário Duda Mendonça, no entanto, seria “batom na cueca” por evasão de divisas. Duda recebeu seu pagamento pelos serviços prestados à campanha de Lula na conta Dusseldorf, fora do país.

Confira alguns trechos:

Lavanderia

“O Dirceu precisava de uma estrutura de lavar dinheiro. O enquadramento correto do Dirceu, do Delúbio e do José Genoino (então presidente do PT), na denúncia, era por lavagem de dinheiro. Como eles (Dirceu, Delúbio e Genoino) não foram denunciados por lavagem de dinheiro? A lavanderia foi pensada por eles.”

Quadrilha e corrupção ativa

Corrupção (contra Dirceu) é forçada, não tem depoimento (contra Dirceu por corrupção). Tem mais prova de lavagem de dinheiro do que da corrupção.Dirceu tinha o domínio, o Delúbio tinha. Eles não tinham que responder por lavagem? O crime de quadrilha é desdenhado. Na Polícia Federal, quando a gente lê 'fulano foi denunciado por formação de quadrilha', a gente até acha engraçado, é motivo de piada. A gente sabe que não vai acontecer nada (com o acusado).

Erros da denúncia

Foi uma denúncia para a galera. Não consigo entender a não inclusão do Delúbio, do Dirceu e do Genoino no crime de lavagem. Dirceu e Delúbio tinham o comando, o domínio financeiro, o domínio da situação. Essa situação fica capenga. Se for um julgamento técnico (no STF) não tem (condenação de Dirceu por corrupção ativa).

Duda Mendonça

O que o Duda fez em termos crime? O que ele fez? Ele (Duda) não quer pagar imposto e o PT não pode declarar o dinheiro. Ele (Duda) tinha mais segurança em receber lá fora. Recebeu lá fora. O Marcos Valério exigiu lá fora. O Duda já estava recebendo (no exterior) havia muito tempo. No caso (de Duda) é batom na cueca. É crime de evasão de divisas.

Marcos Valério

Fizemos pedidos reiterados de prisão (de mensaleiros). Prender o Marcos Valério naquele momento ele não iria resistir. Mas tudo o que o procurador geral falava o Joaquim (Barbosa, ministro relator) concordava. Nem a cooperação jurídica internacional a PF teve autorização para pedir. O PGR e o ministro (relator) mandaram a PF se abster de colher provas no exterior. Qual é o sentido disso? Nossa investigação foi prejudicada por não termos o efeito surpresa.

Soberba do MP

É muita soberba. é muita soberba do Ministério Público Federal, eles (a Procuradoria) dispensaram a PF. Como vão enfrentar advogados tão poderosos dos 38 (denunciados). É muita falta de humildade do Ministério Público Federal.

 

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Cortes 247

WhatsApp Facebook Twitter Email