“Lendo a imprensa, a gente pensa que o Brasil acabou”

Na Universidade Federal do ABC, na Grande São Paulo, ex-presidente Lula recebe título de doutor honoris causa e comemora longa lista de conquistas que o governo teve com o PT no comando, como o crescimento da renda, a diminuição da miséria, índices de desemprego "menores que o dos Estados Unidos e da Europa" e controle da inflação; "a presidenta Dilma está preparando o País para um novo salto", anunciou ainda o petista, que criticou a imprensa e suas previsões pessimistas: "complexo de vira-latas"

www.brasil247.com - Na Universidade Federal do ABC, na Grande São Paulo, ex-presidente Lula recebe título de doutor honoris causa e comemora longa lista de conquistas que o governo teve com o PT no comando, como o crescimento da renda, a diminuição da miséria, índices de desemprego "menores que o dos Estados Unidos e da Europa" e controle da inflação; "a presidenta Dilma está preparando o País para um novo salto", anunciou ainda o petista, que criticou a imprensa e suas previsões pessimistas: "complexo de vira-latas"
Na Universidade Federal do ABC, na Grande São Paulo, ex-presidente Lula recebe título de doutor honoris causa e comemora longa lista de conquistas que o governo teve com o PT no comando, como o crescimento da renda, a diminuição da miséria, índices de desemprego "menores que o dos Estados Unidos e da Europa" e controle da inflação; "a presidenta Dilma está preparando o País para um novo salto", anunciou ainda o petista, que criticou a imprensa e suas previsões pessimistas: "complexo de vira-latas" (Foto: Sheila Lopes)


247 - O ex-presidente Lula criticou nesta quarta-feira 4, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, as análises pessimistas sobre o País publicadas na mídia tradicional. Depois de comemorar uma longa lista de conquistas do governo depois que o Partido dos Trabalhadores assumiu o poder, comentou que, apesar disso, "lendo a imprensa, a gente pensa que o Brasil acabou". Ele também classificou o tom dos veículos de comunicação como sendo o de "complexo de vira-latas".

Lula recebeu nesta tarde o título de doutor honoris causa pelo Universidade Federal do ABC. "Este é o título mais marcante e mais importante da minha vida", declarou. A história da Federal do ABC, de acordo com o ex-presidente, "é um exemplo de luta política vitoriosa" e esse título, "uma homenagem a todos as pessoas que lutaram para que essa universidade exista". Lula afirmou que "nenhum país pode abrir mão de um ensino superior de qualidade". Segundo ele, "isso significaria abrir mão da soberania na geração de conhecimento".

No discurso bem humorado, o petista citou números em diversas áreas, como a entrega de casas populares pelo programa Minha Casa Minha Vida, a retirada de milhões de brasileiros da extrema pobreza, o crescimento da renda da população, os baixos índices de desemprego - "menores que o dos Estados Unidos e da Europa", como citou - e o controle da inflação - "sempre abaixo da meta estipulada pelo governo". Lula anunciou ainda que a presidente Dilma Rousseff, presente no evento, "está preparando o País para um novo salto".

Lula exaltou a atenção dada à educação nos últimos dez anos e ressaltou que agora todo jovem brasileiro tem a oportunidade de se formar, algo antes visto como impossível. "Em matéria de educação, tudo é prioritário: da creche ao doutorado; da alfabetização ao ensino técnico; da merenda escolar ao laboratório científico". A Universidade, segundo ele, "pode e deve localizar novos desafios". "O Brasil merece ter uma universidade como essa, que é exemplo para a comunidade e para o País", afirmou.

Lula comemorou o fato de ser homenageado na região em que uma indústria lhe deu emprego, onde conheceu sua atual esposa, Marisa, e cresceu politicamente. Foi em São Bernardo do Campo que ele iniciou suas atividades no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Ele recebeu a homenagem nesta tarde ao lado da presidente Dilma, que não discursou, de Marisa e do ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Abaixo, texto publicado no site do Instituto Lula sobre a homenagem:

"Este é o título mais marcante e importante da minha vida", exaltou Lula ao receber honoris causa da UFABC

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quarta-feira (4) o primeiro título de doutor honoris causa concedido pela Universidade Federal do ABC, "em reconhecimento à sua atuação decisiva na criação da UFABC, bem como à sua incansável dedicação às causas do povo brasileiro", ao lado da presidenta Dilma Rousseff, do ministro da Educação Aloizio Mercadante e de sua esposa Dona Marisa Letícia.

Lula afirmou que sem diminuir nenhuma outra homenagem já recebida por ele, "este é o título mais marcante e importante da minha vida, porque aqui é minha casa". A importância dada à educação nos últimos dez anos, foi exaltada por Lula. "Em matéria de educação, tudo é prioritário: da creche ao doutorado; da alfabetização ao ensino técnico; da merenda escolar ao laboratório científico". Lula disse ainda que agora todo jovem brasileiro tem a oportunidade de se formar, algo antes visto como impossível.

O ex-presidente falou sobre o movimento para a criação da UFABC que começou em 1980 com o movimento estudantil e ganhou força em 88 com a com a eleição de prefeitos petistas em São Bernardo, Santo André, e Diadema, mas só foi sancionada em 2005 em seu primeiro mandato e hoje tem mais de 10 mil alunos. "Uma das maiores alegrias que tive, como presidente, foi ter sancionado a Lei 1.145/05, que instituiu a nossa Universidade". Lula afirmou ainda que a história da federal do ABC, "é um exemplo de luta política vitoriosa, porque mobilizou a sociedade em torno de uma causa justa, vencendo todos os obstáculos".

O padrinho da homenagem, prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho se emocionou ao homenagear Lula por ter sido somente em seu governo a criação a universidade, que segundo ele já reflete bons resultados em toda região do ABC. O reitor da UFABC, professor Helio Waldman lembrou que o ex-presidente "não aceitou nenhum título de honoris causa nos seus dois mandatos de presidente, esperou ser um cidadão comum para aceitar. E esse é o primeiro que concedemos, um momento muito esperado por nós. Conceder a alguém que liderou e lidera as mudanças sociais que estão mudando nosso país".

Homenagem dos estudantes

Os estudantes da UFABC, Guilherme Afonso Gomes Santos, aluno de Ciências e Humanidades e Gabriel Camargo, presidente do Diretório Central os Estudantes da UFABC, filhos de sindicalistas do ABC, prestaram uma homenagem ao ex-presidente Lula durante a cerimônia.

Guilherme emocionou Lula ao relembrar a luta dos trabalhadores do ABC e ao agradecer o ex-presidente por "não ter se esquecido da classe trabalhadora durante seus dois mandatos, como presidente da República. "Essa solenidade não é um favor, nem um comício, mas sim o reconhecimento aos serviços prestados à nossa região, ao Brasil e ao povo brasileiro, e principalmente pelo empenho na criação de nossa universidade. Parabéns Lula".

Já Gabriel exaltou a possibilidade "dos filhos da classe operária terem direito à universidade". O estudante que é filho de um metalúrgico e neto de um gari afirmou que com orgulho irá levar o primeiro diploma universitário para sua família e agradeceu Lula. "Sou só um caso aqui dos vários filhos da classe trabalhadora e que veem a UFABC, como um presente. A nossa vida foi transformada. Obrigado Lula por toda sensibilidade e empenho por todos nós alunos da Federal do ABC", Gabriel.

Lula afirmou que a fala dos dois estudantes "valeram a viagem da presidenta Dilma a São Bernardo do Campo".

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Cortes 247

WhatsApp Facebook Twitter Email