HOME > Poder

Lewandowski vai relatar caso Demóstenes no STF

O senador Demstenes Torres (DEM-GO) e os deputados Sandes Jnior (PP-GO) e Carlos Alberto Leria (PSDB-GO) foram citados em relatrio da Operao Monte Carlo, que prendeu o bicheiro Carlinhos Cachoeira

Lewandowski vai relatar caso Demóstenes no STF (Foto: Folhapress)

Fernando Porfírio _247 - O ministro do Supremo Ricardo Lewandowski foi designado relator do pedido de abertura de inquérito contra o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), suspeito de ligação com o contraventor Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

Agora, cabe a Lewandowiski decidir sobre se autoriza ou não abertura de investigação criminal contra o senador, como pediu o procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

Demóstenes Torres, além dos deputados Sandes Júnior (PP-GO) e Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO), foi citado em relatório da Polícia Federal durante a operação Monte Carlo, deflagrada no mês passado, quando Cachoeira foi preso. O bicheiro é acusado de comandar quadrilha responsável por uma rede de jogos ilegais.

Lewandowiski confirmou que já recebeu da defesa de Carlinhos Cachoeira e do DEM pedidos para ter acesso aos documentos do Inquérito 3430. “Acabei de receber o inquérito e vou examinar. Há uma série de pedidos de diligências que o procurador-geral da República fez, e vou decidir com a maior celeridade possível”, disse o ministro.

Ainda segundo Lewandowski, a inicial contém uma série de transcrições de conversas telefônicas, cujo sigilo está constitucionalmente protegido. O registro de mais de 300 ligações entre o parlamentar e Cachoeira levaram o procurador-geral da República Roberto Gurgel a apresentar ao STF pedido de diligência contra Demóstenes.

Na terça-feira (27), Demóstenes Torres, em pronunciamento no Senado, admitiu que mantém relações de amizade com Carlos Cachoeira embora tenha negado conhecimento ou participação em atividades ilícitas.