TV 247 logo
      HOME > Poder

      Líder do PT sobre Cunha: 'pensamento arcaico'

      Líder do PT na Câmara dos Deputados, Sibá Machado (AC) afirmou que o presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), resgata o "pensamento mais arcaico do País", ao defender a redução da maioridade penal; "Não tem lei que possa coibir que se cometa crime. O que precisamos é discutir política sociais para os jovens", disse Machado; segundo o congressista, a posição de Cunha reflete um "pensamento de direita e é conservador"  

      Líder do PT na Câmara dos Deputados, Sibá Machado (AC) afirmou que o presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), resgata o "pensamento mais arcaico do País", ao defender a redução da maioridade penal; "Não tem lei que possa coibir que se cometa crime. O que precisamos é discutir política sociais para os jovens", disse Machado; segundo o congressista, a posição de Cunha reflete um "pensamento de direita e é conservador"   (Foto: Leonardo Lucena)
      Leonardo Lucena avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – "É o resgate (no Brasil) do pensamento mais arcaico do País". A declaração é do líder do PT na Câmara dos Deputados, Sibá Machado (AC), em referência à proposta da redução a maioridades penal de 18 para 16 anos defendida pelo presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

      "Não tem lei que possa coibir que se cometa crime. O que precisamos é discutir política sociais para os jovens", disse Machado ao Estadão. Segundo o congressista, a posição de Cunha reflete um "pensamento de direita e é conservador".

      O presidente da Câmara afirmou, neste domingo (31), pelo Twitter, vai colocar a PEC da Redução da Maioridade Penal, em votação até o final de junho, contrariando o PT, que não defende a medida. Cunha sugeriu a realização de um referendo após a votação da medida pelo plenário da Casa.

      Para Machado, a decisão do presidente da Câmara de pautar redução vai na "contramão da história" no momento em que alguns estados dos Estados Unidos e países como Alemanha discutem abandonar a idade penal inferior aos 18 anos.

      Reforma política

      O líder do PT também rebateu as críticas feitas Cunha, de que o grupo liderado por petistas que entrou com mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF), contra a reforma política, seja formado por "chorões" e "inconformados" com a derrota sofrida.

      "Não se está discutindo o regimento da Câmara. É do acordo que foi feito que estamos falando", afirmou. Segundo Machado, Cunha havia se comprometido a não apreciar matéria vencida em plenário.

      Machado avalia que a forma de votação conduzida pelo peemedebista "prejudica muito as relações" do PT e outros partidos com o presidente da Câmara. Sobre a afirmação do peemedebista que o plenário da Casa "não vai ficar refém dos que não querem que nada que os contrariem seja votado", o petista afirmou que a bancada do seu partido "vai continuar firme com a pauta que vier" das mãos de Cunha.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: