Liderança do PT na Câmara critica MP dos Portos
Nota técnica diz que a medida provisória defendida pelo governo Dilma seria "inconstitucional", "ameaça a autonomia do país" e "inviabiliza portos públicos"; texo foi produzido por Keiji Kanashiro, ex-secretário executivo do Ministério dos Transportes na gestão do ex-presidente Lula e deve orientar partido no processo de votação
247 – Uma nota da liderança do PT na Câmara critica o texto da MP dos Portos defendido pelo governo, que se refere a mais abertura à iniciativa privada do sistema portuário nacional. Ela foi redigida por Keiji Kanashiro, ex-secretário executivo do Ministério dos Transportes na gestão do ex-presidente Lula
A "nota técnica", usada para orientar a liderança do partido durante um processo de votação, diz que a medida provisória seria "inconstitucional", "ameaça a autonomia do país" e "inviabiliza portos públicos".
Leia trechos:
- texto aponta distorções de benefícios dados na MP para terminais em portos privados e que não são concedidos a terminais em portos públicos.
- reforma cria facilidades para os portos privados que poderão criar um cartel de empresas operadoras de navios que teriam como consequência impactar "diretamente a autonomia do país quanto à gestão do comércio exterior"
- permitir que portos privados transportem cargas de terceiros poderá levar a "questionamento com relação à constitucionalidade" já que este seria um serviço público dado a empresas sem licitação.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: