HOME > Poder

Liminar segura prefeito de Campinas

Deciso judicial mantm Demtrio Vilagra, do PT, no cargo que era de Dr. Hlio, alvo de impeachment

Fernando Porfírio_247 - O prefeito empossado de Campinas, Demétrio Vilagra (PT), sobreviveu a primeira investida contra sua posse no cargo. A justiça da cidade concedeu liminar para anular o afastamento do novo prefeito e impedir a abertura de uma Comissão Processante para investigá-lo na Câmara dos Vereadores.

A ordem judicial atendeu pedido da defesa de Demétrio e suspendeu as decisões tomadas na quarta-feira (24) por maioria de votos da Câmara de Vereadores. Da decisão cabe recurso ao Tribunal de Justiça.

A defesa alegou que a criação da comissão era ilegal e o pedido de afastamento, inconstitucional. Baseado no Decreto-lei 201 (que trata de crime de responsabilidade de prefeitos), o processo político administrativo prevê apuração de responsabilidade criminal de Demétrio.

A Câmara aprovou a investigação de suposto envolvimento do prefeito no esquema de corrupção na Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa); supostas irregularidades nas licitações da Central de Abastecimento de Campinas (Ceasa), e suposto favorecimento de apadrinhados políticos no mesmo órgão público.

Vilagra foi acusado formalmente pelo Ministério Público à Justiça pelos supostos crimes de formação de quadrilha, desvio de recursos públicos e fraude em licitações e teve por duas vezes prisão decretada, sendo que em uma delas chegou a ser detido. As prisões foram revogadas.