CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Poder

Luciana bate na trave duas vezes

Preferida da presidente Dilma para assumir o Ministrio do Esporte, Luciana viu, por duas vezes, um correligionrio ficar com a vaga; primeiro, Orlando Silva, depois, Aldo Rebelo; vai bater na trave assim em Olinda

Luciana bate na trave duas vezes (Foto: Andréa Rêgo Barros)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Gilberto Prazeres_247- A famosa expressão "bateu na trave" parece se encaixar muito bem quando se relaciona o nome da deputada federal Luciana Santos (PCdoB) com o Ministério dos Esportes. E por duas vezes. Na formação da equipe de governo da presidente Dilma Rousseff (PT), a comunista era a mais cotada para assumir o comando da pasta, porém o apelo do ex-presidente Lula e a posição fechada do seu partido garantiram a continuidade de Orlando Silva à frente da estrutura. Luciana gozava, inclusive, da simpatia direta da presidente que, enquanto ministra-chefe da Casa Civil, aprovava o andamento dado pela então prefeita de Olinda às obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Para Dilma, Luciana sabia dar resultado. Mas, neste caso, a política venceu as necessidades de gestão.

Com a queda de Orlando Silva, em meio a uma série de denúncias de corrupção, na semana passada, o nome da deputada Luciana Santos voltou a ser cogitado. Entretanto, mais uma vez, ela não foi a opção. O comunista mais ruralista do Congresso Nacional, o deputado Aldo Rebelo, ganhou a parado. O PCdoB fechou questão em torno de sua indicação, e o parlamentar votado em São Paulo foi anunciado ministro pelo governo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Porém, nem tudo, neste último episódio, pode indicar um desprestígio da figura de Luciana Santos. Um dos mais interessados na sua permanência do Congresso Nacional, o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros (PCdoB), participou diretamente das conversas que chancelaram o nome de Aldo Rebelo. Calheiros, que ainda não conseguiu conquistar por completo a simpatia dos olindenses, não descarta a possibilidade de voltar à Câmara Federal, em 2014. Mas, para isso, seria justamente Luciana Santos que o substituiria na administração da mais charmosa cidade vizinha da capital.

Com o ultimato dado pela presidente Dilma Roussef, de que os ministros que querem postular prefeituras, na eleição do ano que vem, teriam que deixar suas pastas em janeiro, a posição de Luciana não poderia ser outra. Não pegaria bem para ela ingressar no Ministério dos Esportes, no final de outubro, e deixá-lo em janeiro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O nome da parlamentar é apontado, nos bastidores, como o único capaz de assegurar, em Olinda, a unidade da Frente Popular de Pernambuco. A deputada estadual Teresa Leitão (PT) briga, dentro do seu partido, para lançar sua candidatura na cidade. Uma parte da legenda está fechada com ela, a outra defende a permanência da coalização com o PCdoB, de Renildo e Luciana.

Além de Teresa Leitão, o deputado estadual Ricardo Costa (PTC) também espera ser postulante a prefeito, no ano que vem. Entretanto, da mesma forma que a petista, o trabalhista-cristão não iria para a briga contra Luciana Santos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Todavia, caso o prefeito Renildo Calheiros consiga se viabilizar - ele tem uma série de obras para tocar na cidade -, Luciana pode ficar, mais uma vez, no banco de reservas. E, nessa hipótese, seria a terceira oportunidade a "bater na trave".

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO