Lula, cinco vezes Doutor Honoris Causa no Rio

Ao lado da presidente Dilma Rousseff, ex recebe homenagens de cinco universidades pblicas; antes da cerimnia, ambos se reuniram reservadamente, em conversa poltica

Lula, cinco vezes Doutor Honoris Causa no Rio
Lula, cinco vezes Doutor Honoris Causa no Rio (Foto: RICARDO STUCKERT/INSTITUTO LULA)

Stephania Mello _247 - Ao lado da presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta sexta-feira (4) cinco títulos de doutor Honoris Causa, agora de universidades do Rio de Janeiro. As universidades fizeram cerimônia conjunta para otimizar a presença do agraciado.

O título foi entregue a Lula pelas universidades Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), UFF (Universidade Federal Fluminense) e UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro). O evento aconteceu às 11 horas, no Teatro João Caetano, na Praça Tiradentes, no Centro da capital fluminense.

Antes do início do evento, Dilma e Lula tiveram uma conversa reservada, na segunda visita ao Rio em menos de 15 dias. A presidente acompanhou seu antecessor para receber a vestimenta formal da cerimônia - uma toga vermelha com chapéu de doutor.

No começo da cerimônia, o reitor da Unirio, Luiz Pedro San Gil Jutuca, destacou a atuação do ex-presidente na área da educação. "Diferentemente de governantes letrados, foi aquele que mais fez pela educação nesse país", afirmou Jutuca. Enfatizou ainda o Programa Universidade para Todos (Prouni), criado no governo Lula, considerado constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em julgamento na última quinta-feira (3), em Brasília.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247