Lula decide não ir à posse de Milei na Argentina e envia o chanceler Mauro Vieira como representante

De acordo com auxiliares, o petista afirmou que não haveria clima para ele ir ao evento após ser xingado pelo ultradireitista argentino

Luiz Inácio Lula da Silva (à esq.) e Javier Milei
Luiz Inácio Lula da Silva (à esq.) e Javier Milei (Foto: Ricardo Stuckert / PR | Agustin Marcarian/Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu não ir à posse do ultradireitista Javier Milei (La Libertad Avanza), marcada para o próximo domingo (10) em Buenos Aires, capital argentina. O chefe de Estado brasileiro enviará o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, como seu representante. A informação foi publicada nesta segunda-feira (4) pela coluna de Igor Gadelha.

De acordo com auxiliares, Lula avaliou que não haveria clima para ele ir ao evento após ser xingado por Milei durante a campanha. O argentino disse que Lula era "ladrão" e "corrupto", e não o encontraria se fosse eleito.

continua após o anúncio

Depois de vencer a eleição, o ultradireitista enviou uma carta convidando o petista para a posse e falando em "construção de laços" entre os dois líderes. O chefe do Palácio do Planalto foi aconselhado a não comparecer à posse.

O próximo presidente argentino defende uma agenda entreguista. Em 20 de novembro, ele disse que vai iniciar o processo de privatização das petroleiras estatais argentinas Enarsa (Energía Argentina Sociedad Anónima) e YPF (Yacimientos Petrolíferos Fiscales), além de todas as empresas de comunicação públicas no país, como TV Pública, Radio Nacional e Télam.

continua após o anúncio

O político da extrema-direita também defende o que chamou de dolarização da economia argentina. Milei venceu com 55% dos votos, contra 44% do ministro da Economia, Sergio Massa, ex-candidato peronista.

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247