Lula já escolheu os candidatos do PT em Minas para 2014

No Hospital Srio Libans, em So Paulo, ex-presidente definiu quem tentar ser governador de Minas com o apoio dos petistas: o ministro Fernando Pimentel; o prefeito de BH, Marcio Lacerda; ou o presidente do PSB, Walfrido dos Mares Guia. Essa escolha enfrentar problemas dentro do PT e do partido dos socialistas

Lula já escolheu os candidatos do PT em Minas para 2014
Lula já escolheu os candidatos do PT em Minas para 2014 (Foto: Sérgio Lima/Folhapress_Samuel Aguiar/Folhapress_Alam Marques/Folhapress)

Minas 247 - O anúncio foi feito no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizava sessões de fonoaudiologia depois do tratamento de um câncer da laringe. Lula já teria escolhido três nomes para serem candidatos do PT nas eleições para governador de Minas Gerais, em 2014. Na verdade, escolheu aqueles que serão apoiados pelo partido, já que apenas um é, de fato, filiado ao PT.

O ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel (PT); o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB); e o presidente do PSB, Walfrido dos Mares Guia. Esses são os nomes com que Lula trabalha para representar os interesses petistas em 2014. As informações são do jornalista Leonardo Augusto, do jornal Estado de Minas.

Como se vê, a previsão é de novos conflitos entre petistas também daqui a dois anos. Como ocorreu na eleição municipal de 2008 e na deste ano, grupos petistas certamente vão se mostrar insatisfeitos com o processo de escolha de candidatos, feito mais pela cúpula nacional do que pelos militantes em Belo Horizonte. O ex-prefeito e ex-ministro Patrus Ananias, por exemplo, que ainda é muito popular na capital, não foi citado por Lula como um dos candidatos em 2014.

Lula tem dois problemas para levar adiante seus planos em Minas: o primeiro é o adversário. O ex-presidente não descarta o nome do ex-governador Aécio Neves como candidato dos tucanos em Minas, apesar de até agora Aécio trabalhar, em público, pela candidatura presidencial. No encontro no Sírio Libanês, Lula admite que o candidato do PSDB já entrará na disputa com bons índices de aprovação. O outro problema é o PSB. Alguns “socialistas” em Minas não escondem que não gostariam de fazer campanha para Walfrido, um político, segundo eles, identificado mais com Lula do que com o próprio partido que preside no estado. Esse grupo é mais inclinado a um acordo com o PSDB.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247