CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Poder

Lula pede desculpas ao povo italiano por não ter extraditado Cesare Battisti

"Desculpa é uma palavra muito simples, mas só quem tem caráter a usa. Peço desculpas ao povo italiano e ao ex-presidente Giorgio Napolitano, porque acreditava que Battisti era inocente, e não era", disse ele

Lula (PT) (Foto: Ricardo Stuckert)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Sputnik - Em entrevista concedida nesta sexta-feira (9) à emissora italiana RAI, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu desculpas ao povo italiano por não ter extraditado Cesare Battisti, condenado na Itália por assassinatos na década de 1970.

"Desculpa é uma palavra muito simples, mas só quem tem caráter a usa. Peço desculpas ao povo italiano e ao ex-presidente Giorgio Napolitano, porque acreditava que Battisti era inocente, e não era", disse o ex-presidente ao programa Tg2 Post da emissora italiana.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Durante a entrevista, Lula explicou que a decisão de manter Battisti no Brasil foi tomada com base na orientação que ele obteve do Ministério da Justiça. O ex-presidente assinou o decreto que concedeu asilo ao cidadão italiano em seu último dia de governo, no ano de 2010.

"Achei a decisão correta porque acreditamos que ele era inocente, mas, desde o momento em que ele confessou, é óbvio que devo admitir que errei [...] Peço desculpas ao povo italiano, pensei que ele não era culpado, mas depois da confissão dele só posso me desculpar. Eu me enganei", disse Lula.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cesare Battisti foi preso na fronteira com a Bolívia, em janeiro de 2019, quando supostamente tentava fugir. Ele foi entregue às autoridades italianas pela Bolívia e, atualmente, cumpre pena de prisão perpétua em uma penitenciária na Calábria, no extremo-sul do país.

Após passar quase quatro décadas foragido e alegando sua inocência, Battisti, que integrava o grupo Proletários Armados pelo Comunismo (PAC), confessou, em março de 2019, que foi o autor material de dois assassinatos e que também teve envolvimento em outros dois.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Inscreva-se no canal de cortes da TV 247 e saiba mais:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO