Lula tem agenda ampla na Malásia — e sem confirmação de encontro com Trump
Presidente terá um dia corrido no domingo (26), quando, segundo autoridades, também está prevista a bilateral com Trump
247 – O Palácio do Planalto divulgou na noite deste sábado (25) a agenda oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o domingo (26), durante sua viagem pela Ásia. Apesar das declarações do próprio Lula e de autoridades dos Estados Unidos sobre a possibilidade de uma reunião bilateral com o presidente estadunidense, Donald Trump, o encontro não aparece na programação oficial.
Mais cedo, o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, havia confirmado a realização da reunião. O próprio Lula também mencionou diversas vezes a possibilidade do encontro, dizendo que pretende discutir temas que vão desde tarifas comerciais até a situação na Venezuela durante sua passagem pela Malásia.
De acordo com a agenda, o presidente participará logo cedo da sessão de abertura da 47ª cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), evento que incluirá a assinatura da declaração de adesão do Timor-Leste ao bloco.
Em seguida, às 8h30 (fuso: +11h), Lula terá um encontro bilateral com o primeiro-ministro de Cingapura, Lawrence Wong. Ainda no período da manhã, está prevista uma reunião com o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh.
Às 12h, o presidente brasileiro participará da Cúpula Empresarial da Asean, seguida pela reunião empresarial Brasil–Malásia, marcada para 15h15.
No início da noite, às 19h30, o último compromisso oficial de Lula será o jantar oferecido pelo presidente do Conselho Europeu, António Costa, que contará também com a presença do presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e do primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney.
Apesar das expectativas e dos anúncios prévios, até o momento não há confirmação na agenda oficial sobre a reunião entre Lula e Trump em Kuala Lumpur.




