TV 247 logo
    HOME > Poder

    Lupi fala por mais de três horas no Senado

    E sai de l ainda ministro. Lupi disse que no quis dizer que no conhecia o dirigente de ONG com que viajou em 2009, mas apenas que os dois no tinham relao pessoal; PDT cancelou reunio para tratar da crise

    Lupi fala por mais de três horas no Senado (Foto: Wilson Dias/Agencia Brasil)
    Gisele Federicce avatar
    Conteúdo postado por:

    Durou três horas e meia o depoimento do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, aos senadores da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) para explicar o voo em um jato particular durante agenda oficial e partidária que ele cumpriu em dezembro de 2009, para o Maranhão. Lupi também respondeu às acusações da oposição de que teria mentido ao afirmar que não conhecia o presidente da ONG Pró-Cerrado, Adair Meira, que teria providenciado o voo ao Maranhão, e que mantém R$ 14 milhões em contratos com o ministério do Trabalho.

    No final do depoimento, Lupi, que é presidente licenciado do PDT reafirmou aos jornalistas que não quis dizer que não conhecia o dirigente da ONG, mas apenas que não tinha relação pessoal ou de amizade com ele.

    Para o senador pedetista Pedro Taques (MT), Lupi "saiu-se bem" no depoimento de hoje. No entanto, voltou a defender que ele se afaste temporariamente do cargo até o final das investigações contra ele. Taques defende que o PDT continue na base aliada do governo, mas sem ministério ou cargo no governo.

    A líder do PSD, Kátia Abreu (TO), que fez os questionamentos mais veementes ao ministro, acusou Lupi de ser um "profissional da mentira" e afirmou que "este ministro do PDT" não tem mais condições de permanecer no cargo.

    PDT cancela reunião

    O presidente em exercício do PDT, André Figueiredo, informou que não haverá mais a reunião da Executiva do partido que estava marcada para ser realizada hoje e cujo assunto seria a situação atual do ministro do Trabalho, Carlos Lupi. Segundo Figueiredo, o secretário-geral do PDT, Manoel Dias, está doente e não pôde embarcar para Brasília.

    Depois de defender a saída de Lupi do Ministério do Trabalho, diante das denúncias de irregularidades na pasta, Figueiredo disse que cabe à presidente Dilma e ao próprio Lupi decidir sobre a permanência ou não dele no cargo.

    "Não iríamos constranger o ministro (na reunião do PDT) e dizer que ele tem de sair. Temos convicção de que cabe à presidente Dilma decidir sobre o futuro dos ministros", disse Figueiredo ao lembrar que o PDT hoje está dividido em relação à permanência do ministro na pasta.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: