Maluf sofre nova derrota na Justiça de Jersey
Corte Real da ilha rejeita outra tentativa da defesa do deputado federal (PP) de adiar julgamento sobre destino do dinheiro desviado da prefeitura de São Paulo que estaria congelado em contas no paraíso fiscal
247 – Os advogados do deputado federal (PP-SP) Paulo Maluf sofreram nova derrota na Justiça de Jersey nesta segunda-feira 3. A Corte Real da ilha rejeitou o pedido da defesa do réu para adiar o julgamento relacionado ao destino do dinheiro que estaria congelado em contas no paraíso fiscal. A informação é do correspondente do jornal O Estado de S.Paulo na Europa, Jamil Chade. Entre os motivos para a rejeição está o fato de que os argumentos que a defesa gostaria de incluir poderiam ter sido acrescentados "durante as audiências".
Para os advogados da prefeitura de São Paulo, que abriu a investigação contra Maluf, os argumentos dos advogados do deputado são "cínicos". Um deles é tentar convencer a corte de que a Prefeitura da capital paulista, onde Maluf foi prefeito, não poderia ser parte do processo, pois se houve prejuízo com desvio de verba nas obras da Avenida Águas Espraiadas, não teria sido para a prefeitura, mas para a antiga Empresa Municipal de Urbanização (EMURB).
No final de julho, a Justiça Federal em São Paulo aceitou a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra 11 acusados de desviar recursos públicos na construção da Avenida Água Espraiada, na zona sul da cidade. Entre eles estão executivos das empreiteiras Mendes Júnior e OAS e funcionários da Emurb. Os crimes de peculato e lavagem de dinheiro, de acordo com o MPF, foram cometidos durante as administrações Paulo Maluf (1993 a 1996) e Celso Pitta (1997 a 2000), na prefeitura de São Paulo.
Segundo o MPF, a prefeitura fazia medições falsas na obra e atestava os serviços não realizados, autorizando a liberação de recursos para as empresas envolvidas no esquema. Parte desse dinheiro desviado foi para Maluf e Pitta por meio de contas no exterior.
Com informações da Agência Brasil
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: