CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Poder

Ministro da Educação diz priorizar verbas do MEC indicadas por pastores a pedido de Bolsonaro

O ministro Milton Ribeiro disse priorizar na liberação de verba amigos de dois pastores que são próximos de Jair Bolsonaro e compareceram a eventos do governo

Milton Ribeiro, ministro da Educação (Foto: ISAC NOBREGA/PR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O ministro da Educação, o pastor Milton Ribeiro, afirmou que o governo Jair Bolsonaro prioriza, na liberação de verba, prefeituras com pedidos negociados por dois pastores (sem cargo na gestão federal). O titular da pasta disse que é uma determinação de Jair Bolsonaro (PL). As declarações do ministro foram publicadas nesta segunda-feira (21) em reportagem do jornal Folha de S.Paulo.

"Foi um pedido especial que o presidente da República fez para mim sobre a questão do [pastor] Gilmar", afirmou Ribeiro na conversa em que participaram prefeitos e os dois religiosos. "A minha prioridade é atender primeiro os municípios que mais precisam e, em segundo, atender a todos os que são amigos do pastor Gilmar", acrescentou. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura têm, ao menos desde janeiro de 2021, negociado com prefeituras a liberação de recursos federais para obras de creches, quadras, escolas ou para compra de equipamentos de tecnologia.

O ministro sinalizou uma contrapartida à liberação de recursos da pasta. "Então o apoio que a gente pede não é segredo, isso pode ser [inaudível] é apoio sobre construção das igrejas", disse.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os dois pastores têm proximidade com Bolsonaro. Em 18 de outubro de 2019, participaram de evento no Palácio do Planalto. 

Em 10 de fevereiro do ano passado, compareceram a um evento do MEC com 23 prefeitos - os nomes dos pastores não aparecem na agenda oficial.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Formas de negociação

Gestores e assessores afirmaram à Folha, em reserva, que os pastores negociam pedidos para liberação de recursos a prefeituras em hotéis e em restaurantes de Brasília (DF). 

Depois eles entram em contato com o ministro Milton Ribeiro, que determina ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a oficialização do empenho.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em 15 de abril do ano passado, os pastores participaram de evento no MEC e, no mesmo dia, negociaram obras de educação com gestores no hotel Grand Bittar e no restaurante Tia Zélia, ambos na capital federal.

Declarações de prefeitos

Em 5 de janeiro, o prefeito de Rosário (MA), Calvet Filho (PSC), por exemplo, gravou um vídeo com o ministro direto do apartamento dele, na Asa Norte de Brasília, para "tratar de liberação de recursos para construção de escolas, de uma creche e equipamentos".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O prefeito disse à reportagem que foi um encontro informal, mas que acabou rendendo mais. "Milton Ribeiro é pastor evangélico, amigo de outros pastores." disse ele, que também negou ter negociado obras com os pastores. Disse conhecer Arilton pessoalmente e ter falado com Gilmar só por telefone. 

O prefeito de Anajatuba (MA),Helder Aragão (MDB), esteve no MEC em 15 de abril e se encontrou com o pastor Arilton no hotel Grand Bittar. "Esse pastor Arilton eu conheci em Brasília. Não tenho amizade com ele, fui até um hotel em Brasília onde tinha vários prefeitos e ele falava que conseguia obra para o FNDE", disse.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Aragão negou ter negociado obras com os pastores nem com qualquer pessoa do MEC, e afirmou que os empenhos foram garantidos pelas vias burocráticas.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO