TV 247 logoAPOIE o 247
Buscar
HOME > Poder

Na Índia, Dilma 'venderá' mercado exportador

Como participante da 4 reunio dos Brics, presidente espera ampliar acordos bilaterais e convencer os parceiros em desenvolvimento de que as vendas feitas pelo Brasil no se limitam a produtos agrcolas

Na Índia, Dilma 'venderá' mercado exportador (Foto: UESLEI MARCELINO/REUTERS)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 com Agência Brasil - A presidenta Dilma Rousseff viajou nesse domingo, às 23h, para Nova Delhi, na Índia, onde participa da 4ª reunião do bloco que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (Brics). Nas reuniões em Nova Delhi estarão também os presidentes Dmitri Medvedev (Rússia), Hu Jintao (China) e Jacob Zuma (África do Sul), e o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh.

O tema principal do encontro é a proposta de criação de um banco de desenvolvimento do bloco, que será apresentado pelo primeiro-ministro da Índia. Os indianos defendem que a nova instituição bancária seja uma espécie de alternativa ao Banco Mundial e ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

A presidente Dilma e os demais integrantes do bloco também voltarão a discutir a Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC). Segundo a embaixadora Maria Edileuza Fontenele Reis, o fato de a Rússia ser hoje membro da organização que regula o comércio mundial abre uma nova perspectiva para os Brics. A Rodada Doha foi suspensa desde 2008 em virtude dos impasses quanto aos subsídios agrícolas dos países desenvolvidos e as barreiras impostas pelos emergentes a serviços e produtos industrializados dos países ricos.

Mas para o Brasil, a visita à Índia pode trazer outros avanços para o País. A presidente tem a chance de provar que o mercado exportador brasileiro não se limita aos produtos agrícolas. Na comitiva presidencial há empresários dos mais diversos setores, incluindo tecnologia de ponta. Todos participarão do Fórum Empresarial que reúne representantes dos países que integram o bloco.

Além disso, Brasil e Índia devem discutir o aumento do comércio entre os dois países dos atuais US$ 9,1 bilhões para US$ 15 bilhões, até 2015. As duas nações vão também assinar um acordo de cooperação no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras, que financia bolsas para estudantes brasileiros em instituições estrangeiras de ensino superior.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: