O Brasil deveria fazer com Temer o que o São Paulo fez com Rogério Ceni
O que faz uma empresa ou um clube de futebol quando as coisas vão mal? O comandante ou o treinador entram na linha de tiro. No São Paulo, bastou que a equipe entrasse na zona da degola para que Rogério Ceni fosse demitido. No Brasil, com Michel Temer, o rebaixamento já aconteceu. A economia caiu quase 10%, milhões de pessoas perderam seus empregos e o País virou piada internacional como o único que se permite ser comandado por uma pessoa que chegou ao cargo por meio de uma conspiração e acabou denunciado por corrupção passiva. Não é hora de seguir o exemplo tricolor?
247 – Como jogador, Rogério Ceni fez história no São Paulo. Conquistou diversos títulos, liderou a equipe como capitão e se notabilizou também como o goleiro-artilheiro. Porém, na nova carreira de treinador, Ceni não conseguiu se encontrar. Bastou que o São Paulo entrasse na zona de rebaixamento do campeonato brasileiro para que ele fosse sumariamente demitido, sem choro nem vela.
No futebol, é assim. No mundo empresarial, idem. No entanto, na política, o Brasil se tornou refém não de um herói, como Ceni, mas de um vilão. Em sua carreira política, Michel Temer nunca realizou grandes obras. Não há um brasileiro que consiga se lembrar de algo relevante feito por ele. Símbolo da velha política, Temer sempre se moveu nas sombras da máquina partidária do PMDB e da Câmara dos Deputados.
Num momento histérico da conjuntura brasileira, o destino lhe sorriu. A combinação de um contexto em que vários políticos temiam a Lava Jato, a centro-direita do PSDB era comandada por um aventureiro inconformado como Aécio Neves e a Câmara por um inconsequente como Eduardo Cunha criou as condições para que a presidente legítima Dilma Rousseff, a quem Temer deveria lealdade, fosse afastada por meio de um impeachment sem crime de responsabilidade – ou seja, um golpe.
Desde então, praticamente tudo, no Brasil, deu errado. A chamada confiança não voltou. Da preparação do golpe aos dias atuais, a economia brasileira afundou quase 10% e mais de 6 milhões de pessoas perderam seus empregos. No exterior e no mundo acadêmico, o Brasil virou piada e passou a ser visto com perplexidade por ser ter sido o primeiro país do mundo que decidiu trocar uma presidente reconhecidamente honesta por uma constelação de corruptos – Temer tem nove ministros investigados e acaba de ser denunciado por corrupção passiva depois que seu operador Rodrigo Rocha Loures foi flagrado com uma propina de R$ 500 mil que, segundo o procurador-geral Rodrigo Janot, era para ele, Temer.
Diante de um quadro tão aberrante, qualquer país minimamente digno faria com Temer o que o São Paulo fez com Ceni. No entanto, como disse o mago Paulo Coelho, o Brasil parece anestesiado (leia aqui). Enquanto isso, Temer vai ficando e o Brasil continua dando vexames como na reportagem especial publicada pelo El Pais (leia aqui).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: