CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Poder

O Show de Lula

Desde que teve o cncer na laringe diagnosticado, o ex-presidente no deixa o noticirio, seja por de fato surgirem novidades em seu tratamento, seja pela publicao de intimidades no site de seu instituto; se o cinema tem o Show de Truman, o Brasilganhou o Show de Lula

O Show de Lula (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Rodolfo Borges_247 – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai passar esta noite no hospital. E você vai ficar sabendo de tudo que aconteceu. Se não for pelo secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, será por algum outro ministro de Estado ou pelo site do Instituto Lula. Desde que o câncer do ex-presidente foi diagnosticado, em 29 de outubro, Lula não deixa o noticiário. É como se Lula tivesse virado o personagem de Jim Carrey em "The Truman Show", filme que conta a história de um homem monitorados 24 horas por câmeras escondidas desde que nasceu. A diferença é que Lula faz isso voluntariamente.

A estratégia de exposição trouxe benefícios políticos inegáveis para o ex-presidente – que o diga a senadora Marta Suplicy, que desistiu da disputa pela prefeitura de São Paulo depois de receber pedido de um Lula já doente –, mas será que a publicidade de sua doença não teria um limite? Até onde é de bom gosto, de bom tom ou mesmo legítimo aproveitar-se politicamente de um câncer? Lula não é o primeiro e provavelmente não será o último a fazê-lo, mas será que ele precisava mesmo disso?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Desde que deixou a presidência da República, Lula não precisa fazer muita força para receber atenção. Bastava frequentar algum evento público para ter repórteres interessados em sua opinião. E tudo o que ele dizia virava notícia. Depois da doença, a atenção foi amplificada para detalhes que, se não forem desnecessários, perigam expor o ex-presidente além do necessário. Lula foi fotografado ao fazer a barba, ao receber o técnico da seleção brasileira de futebol em casa e a presidente da República no hospital. Tudo muito bem produzido e disponibilizado para quem quiser usar.

Até as mensagens de apoio que o ex-presidente recebeu valeram notícia, ao serem publicadas no site do Instituto Lula que, criado com a proposta de promover debates, tem servido mais como agência de marketing do ex-presidente. Em entrevista sobre o assunto, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, disse que Lula tem recebido a recomendação, via cartas e e-mails, de comer certos alimentos, além de textos de orações. "E tem fábricas que pararam na hora do almoço para orar pela saúde dele", relatou Okamotto. Bom para o ex-presidente, mas por que publicar essas intimidades?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Se rende dividendos políticos para o ex-presidente, a publicação de informações sobre sua vida pessoal também o expõe às críticas mais cruéis, como as que sugerem que ele vá se tratar do Sistema Único de Saúde (SUS). E se o ex-presidente se aproveita da própria doença para angariar capital político, não pode reclamar de quem se aproveita dela para atacá-lo.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO