HOME > Poder

Os fuzis da Senhora Rousseff

Com direção de João Santana, Dilma vai convencendo no papel de presidente da República, dos juros à Comissão da Verdade

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O País está sob ataque. Dólares de efeito retardado invadem as fronteiras e de nada adianta bradar contra o tsunami monetário. Ninguém sai ganhando de uma guerra, mas, quando a batalha te alcança, é combater ou perecer. Assim como a Senhora Carrar, do Brecht, a presidente Dilma Rousseff tentou ficar de fora da treta, mas, diante da desesperada inflexão europeia, teve de sacar as armas – no melhor sentido monetário, por favor.

No espetáculo dirigido por João Santana, a comandanta (é assim mesmo?) deu a ordem à tropa: cortem-lhe a taxa de juros! Um ato de bravura, reconheçamos, mas estariam a Senhora Rousseff e seu governo dispostos a comprar a briga de fato e, avançando ainda mais, cortar na própria carne em ano de eleição? Estamos falando de coragem, certo?

Coragem que a presidente (não confundir com Mãe Coragem) demonstrou, também, ao superar os ressentimentos pelo que passou, por pior que tenha sido, e fazer o que tem de ser feito, sem ódio ou revanchismo, mesmo diante da natural ânsia por vingança das vítimas – essa parte do enredo me convenceu, João. É a Comissão da Verdade, que chegou para abalar.

E abalou tanto que levou a turma a uma discussão sem sentido: a comissão deve investigar a guerrilha? Ora, por mais que se pretenda, não é possível estudar os militares sem estudar a resistência. As histórias se cruzam e, se o objetivo não é apontar o dedo, mas esclarecer o que e como ocorreu, é inócuo qualquer tipo de discussão sobre direcionamento.

A verdade verdadeira não tem ou precisa de lado. Além do mais, contra fantasmas do passado, fuzis não servem de nada.

Leia mais em Literatura de verdade

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: