Pesquisa aponta que 38% da população não confia no Judiciário

Pesquisa "A cara da democracia", realizada pelo Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação mostrou que 38,2% dos brasileiros disseram não confirar no Poder Judiciário. Em março de 2018, este percentual era 33,9%. Outros 61% disseram não acreditar na independência do Judiciário

A descrença na Democracia a partir do Poder Judiciário
A descrença na Democracia a partir do Poder Judiciário (Foto: Dorivan Marinho/STF)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Conjur - A mais recente rodada da pesquisa “A Cara da Democracia”, publicada nesta segunda-feira (27/1) pelo Valor Econômico, mostra declínio da imagem positiva do Poder Judiciário.

Em março de 2018, 33,9% dos brasileiros não confiavam no Poder Judiciário, outros 22,2% diziam confiar pouco. Na pesquisa mais recente, feita com o mesmo método, essas taxas subiram para 38,2% e 24,1%, respectivamente.

Tendência no sentido oposto foi observada no grupo dos que dizem confiar muito no Poder Judiciário. Eram 12,9% dois anos atrás. São 8,3% agora.

Outros recortes da pesquisa apontam para a mesma direção. Apenas 26% dos brasileiros acreditam que o Judiciário toma decisões sem ser influenciado por políticos, empresários ou outros interesses.

Outros 61% disseram não acreditar na independência e outros 13% não souberam responder.

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247