HOME > Poder

PMDB lança radialista em Salvador

O escolhido Mario Kertsz, que j foi prefeito da cidade; relao com o PT cada vez mais delicada

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Romulo Faro_247- O Bahia 247 soube com exclusividade que o vice-presidente da República Federativa do Brasil, Michel Temer (PMDB), vem a Salvador no próximo dia 29 mostrar que o PMDB não está de brincadeira com o apresentador Mário Kertész. Temer vem dar uma força ao vice-presidente da Pessoa Jurídica da Caixa, Geddel Vieira Lima, quem está fazendo um intenso trabalho para conseguir convencer Mário. A demonstração de que o radialista é a grande aposta da legenda ficou mais clara nesta manhã no Centro Cultural da Câmara Municipal com o discurso do presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp (PMDB-RO). "Geddel está fazendo um intenso trabalho para convencer Mário Kertész a ser candidato a prefeito e nós vamos apoiá-lo". Apesar de não estar exercendo cargo eletivo nem ser ministro de primeiro escalão do governo Dilma Rousseff (PT), o baiano goza de prestígio e tem opinião decisiva em âmbito nacional. "O taxista que me trouxe do aeroporto veio me dizendo que foi Geddel quem reelegeu João Henrique (PP)", afirmou Raupp.

O evento, oficialmente, teve o objetivo de incentivar novas filiações com vistas a 2012 e entregar certificados do curso de formação política a jovens filiados promovido pela Fundação Ulysses Guimarães. Porém, como se trata de um partido político, o discurso ganhou caráter de palanque eleitoral. O senador Valdir Raupp afastou a possibilidade de o PMDB se reconciliar com o PT do governador Wagner na Bahia e não perdeu tempo para deixar clara a possibilidade de rompimento da aliança nacional com os petistas, lançando candidatura própria à Presidência da República. Com seis ministros, cinco governadores, 80 deputados federais e 20 senadores, o partido vê com solidez a capacidade de governar o Brasil. "Temos uma aliança histórica com o PT, mas, como dizia Ulysses Guimarães, 'navegar é preciso, mas viver não é preciso'", afirmou o líder nacional peemedebista. No entanto, ele afasta as especulações de que haja disputa e estranhamento das duas legendas no contato direto com Dilma.

A vinda do ministro a Salvador hoje foi a primeira das muitas visitas que o alto escalão do PMDB fará com o objetivo de fortalecer o candidato do partido à Prefeitura no ano que vem. Até então, o mais cotado é o Mário. Raupp disse ao 247 que o diretório baiano do PMDB é um dos mais importantes do país. Foi reforçado também a orientação da executiva nacional de que todas as capitais brasileiras terão candidatos próprios do partido. O encontro reuniu além de Raupp e Geddel, o presidente do PMDB baiano, deputado federal Lúcio Vieira Lima; o presidente da Câmara, vereador Pedro Godinho (PMDB), além de vereadores, prefeitos e presidentes de diretórios municipais do interior.

Oposição

"Quem quiser aprender a fazer oposição venha para a Bahia". Foi assim que o ex-ministro Geddel "tranqüilizou" os caciques nacionais do PMDB ao reafirmar que Wagner "continua sem fazer nada" pelos baianos. "Se Lula fez muito pelo Brasil, Wagner não faz nada aqui".

Crise

O fato de a presidente Dilma ter perdido dois ministros da comissão de frente no seu governo em um mês (Antônio Palocci da Casa Civil e Alfredo Nascimento dos Transportes) mergulhados em corrupção não acende o sinal vermelho no Planalto. É no que acredita Valdir Raupp. O peemedebista avalia que crises acontecem e que devem existir mais, mas sai e defesa da presidente. Avalia que Dilma soube conduzir com sobriedade as duas situações.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: