CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Poder

Políticos e partidos destacam firmeza do caráter de Itamar

Vice-presidente do Senado, Marta Suplicy foi uma das primeiras a manifestar pesar

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – A vice-presidente do Senado, Marta Suplicy foi uma das primeiras pessoas públicas a se manifestarem sobre a morte do ex-presidente Itamar Franco. Em nota, a senadora por São Paulo apontou o ex-presidente como uma “figura maior da política brasileira”. Ela acrescentou que sua convivência com Itamar foi “muito marcante pela possibilidade de ter conhecido um político coerente, firme de grande compreensão da atividade política, com espírito elevado, ética e dignidade”.

O Partido Popular Socialista (PPS) divulgou há pouco nota de pesar pelo falecimento do ex-presidente da República e senador Itamar Franco, que era vice-presidente da legenda. "O PPS e o Brasil estão de luto", diz a nota.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire (SP), que foi líder do governo de Itamar Franco, afirma, na nota que o Brasil perde um dos políticos mais honrados de sua história. "Itamar sempre primou pela ética na política e sua história é um exemplo para todos os brasileiros. Com sua firmeza e inteligência, assumiu a Presidência da República num dos momentos mais conturbados pós-ditadura (o impeachment de Fernando Collor) e deu início a uma verdadeira virada nos rumos do País. Foi com Itamar e o Plano Real, lançado em seu governo, que o País se livrou da inflação galopante, começou a se desenvolver e ganhar respeito internacional. O Brasil deve muito a esse grande homem", disse Freire.

Roberto Freire lembrou ainda que, durante a ditadura militar, como prefeito de Juiz de Fora, Itamar ganhou admiração e reconhecimento dos comunistas ao convidar muitos membros do Partido Comunista Brasileiro (PCB), então na ilegalidade, para compor a administração municipal.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A nota destaca ainda que "Itamar Franco foi o presidente do Brasil que conseguiu, através da concepção e execução do Plano Real, controlar a mais violenta e persistente inflação da história do País, e com isso restabelecer a normalidade das atividades econômicas e a estabilização da moeda". E lembra que "o PT votou contra a criação do Real e os projetos para sua implementação".

Após lembrar as passagens marcantes do ex-presidente na vida política do País, a nota do PPS afirma que "combate à corrupção, estrito respeito à coisa pública foram características marcantes de Itamar Franco, observadas em todos os cargos que exerceu, com ética, seriedade e diálogo democrático".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O PSDB também expediu nota oficial a respeito da morte de Itamar.

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO