Políticos japoneses suavizam expressão de FHC
Ex-presidente disse que todos os candidatos prefeitura de So Paulo so japoneses, mas representantes da Colnia no viram preconceito no termo; O Brasil 247 conversou com Victor Kobayashi e o deputado estadual Jooji Hato
247- "O Fernando Haddad está como os outros, é tudo japonês". A declaração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso durante entrevista à rádio Estadão ESPN tinha tudo para ser explosiva, mas não causou efeito na comunidade japonesa. A intenção do ex-presidente era dizer que não há nada de novo nos possíveis candidatos que disputarão a prefeitura de São Paulo, em 2012. A sorte de FHC é que nenhum membro da comunidade japonesa viu a expressão como preconceituosa.
“Não entendo que a fala de FHC seja perjorativa”, declarou Victor Kobayashi (PSB-SP), filho do deputado federal Paulo Kobayashi, morto em 2005, primeiro nissei e o único político a presidir a Câmara Municipal de São Paulo e a Assembléia Legislativa. Victor ainda ressaltou seu apreço pelo ex-presidente e minimizou a declaração. “Respeito muito as declarações do Fernando Henrique”, disse.
A reportagem do 247 também entrou em contato com Jooji Hato, Deputado Estadual (PMDB-SP), que também minimizou o fato. “Não vejo nenhum problema nessa declaração. Além disso, a comunidade japonesa do Brasil, que é a segunda maior do mundo, gosta muito do FHC. Quando ele disputou as eleições, mais de 1 milhão de eleitores da comunidade votaram nele”, completou Hato.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: