Presidente da Câmara: Barbosa foi desrespeitoso
Em viagem aos Estados Unidos, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) lamenta declarações do presidente do STF; em palestra, Joaquim Barbosa disse que "o Congresso é dominado pelo Executivo"; "Uma desrespeitosa declaração como essa não contribui para a harmonia constitucional que temos o dever Supremo de observar. E, com a responsabilidade e maturidade que tenho, não quero nem devo tensionar o relacionamento entre os Poderes", comentou o presidente da Câmara por meio de sua assessoria
247 - O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), disse à Folha de S.Paulo, por meio de sua assessoria, que a crítica do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, à atuação do Congresso foi "desrespeitosa" e "não contribui para a harmonia" entre os Poderes. Em palestra a estudantes, Barbosa disse que "o Congresso é dominado pelo Executivo". Em nota, o STF disse que "a fala do presidente do STF foi um exercício intelectual feito em um ambiente acadêmico" (leia mais).
Apesar de ter lamentado o fato, Alves disse que não pretende ampliar os embates que vêm pautando a relação entre Judiciário e Legislativo nos últimos meses. "Uma desrespeitosa declaração como essa não contribui para a harmonia constitucional que temos o dever Supremo de observar. E, com a responsabilidade e maturidade que tenho, não quero nem devo tencionar o relacionamento entre os Poderes", afirmou o deputado, que está em viagem oficial aos Estados Unidos.
Segundo Alves, a democracia exige partidos políticos fortes e atuantes para a sustentação de um país justo. "O Parlamento e os partidos políticos, sustentáculos maiores da democracia brasileira, e todos os seus integrantes, sem exceção, legitimados pelo voto popular, continuarão a exercer o pluralismo de pensamentos, palavras e ações em favor do Brasil mais justo e democrático", disse, completando: "Tenho consciência que esse é o verdadeiro sentimento do Poder Judiciário, do Poder Executivo e do Poder Legislativo".
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: